09/12/2023 Câmara entrega Comenda aos padres Mota, Luiz Alencar e Vicente Laurindo

Nesta sexta-feira (08), a Câmara Municipal de Natal, por proposição do vereador Raniere Barbosa (Sem Partido), homenageou com a Comenda Padre Miguelinho os padres Luiz Alencar Libório e Vicente Laurindo de Araújo pelos 50 anos de Ordenação Sacerdotal e o Padre Mota pelos relevantes serviços religiosos e educacionais prestados à capital potiguar. O ato solene de entrega da honraria, que é a mais importante comenda concedida pelo Legislativo natalense, aconteceu durante uma missa na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, localizada no bairro do Alecrim. Os homenageados pertencem à Congregação da Sagrada Família.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Raniere Barbosa disse estar lisonjeado por fazer uma justa homenagem para três homens que dedicam suas vidas ao Evangelho e vivem em constante esforço para seguir o exemplo de Jesus Cristo. "Temos o prazer de enaltecer sacerdotes vocacionados para o trabalho da evangelização e que hoje celebram o Jubileu de Ouro com muitos méritos. Registro aqui minha admiração aos padres Vicente Laurindo e Luiz Alencar pelos 50 anos de Ordenação sacerdotal", pontuou.

"Sou grato a Deus por encontrar no Padre Mota um amigo e parceiro de muitos anos. Através dessa parceria, a Igreja católica cede um espaço para o funcionamento do Centro Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis, que atende mais de 100 crianças na Comunidade do Passo da Pátria, na zona Leste de Natal. Por este motivo, acredito que o papel do vereador vai além de fiscalizar as ações de pessoas e instituições públicas. Também é nosso dever reconhecer o serviço daqueles que lutam para melhorar a vida dos cidadãos, especialmente os mais pobres", completou Raniere.

Padre Mota afirmou que a homenagem da Câmara Municipal é motivo de satisfação porque representa a sociedade natalense. "Fico feliz pela distinção concedida a mim, mas principalmente pelo reconhecimento que meus dois colegas e irmãos de congregação acabam de receber. Afinal, 50 anos de serviços constituem uma longa história de doação em várias partes do Brasil e até em outros países. Considero um momento de transbordar do amor. É alegria, felicidade, união e fortalecimento das instituições", comemorou.

"Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por tantas bênçãos direcionadas para a minha vida, pois sem Ele nada existiria. Venho de uma família católica do interior do Ceará que andava 9 quilômetros a pé para ir à missa. Minha trajetória como sacerdote começou em fevereiro de 1958, quando entrei no Seminário Apostólico da Sagrada Família na cidade do Crato, e hoje estou aqui nesta linda cidade recebendo o carinho de todos. Aproveito para agradecer pela consideração e afeto do povo de Natal", recordou o padre Luiz Alencar.

"No meu entendimento, a sagrada eucaristia é o máximo que um sacerdote realiza em sua missão. Portanto, celebrar cinco décadas servindo a mesa eucarística do Senhor é um acontecimento cheio de emoção e significado para quem alcança. Ainda mais porque a Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo marcou profundamente minha vida, sendo uma maravilhosa dádiva minha relação com esta paróquia", concluiu o padre Vicente Laurindo.

Fotos: Verônica Macedo