12/12/2023 Vereadores de Natal recebem Prêmio Parlamento Empreendedor da CDL

A segunda edição do Prêmio Parlamento Empreendedor concedido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) aos vereadores que se destacaram por criar Políticas Públicas que promovem o desenvolvimento econômico, diminui a burocracia para quem empreende, e cria um ambiente favorável para novos negócios e expansão dos já existentes, foi realizado nesta terça-feira (12) no Sesc Rio Branco. Na ocasião, cinco parlamentares da Câmara Municipal de Natal foram premiados por ações no campo do empreendedorismo nos eixos Ambiente Regulatório, Educação, Mercado, Fiscalização, Eficiência Parlamentar e Parlamentar Destaque: Milklei Leite (PV), Ana Paula Araujo (Solidariedade), Nina Souza (PDT), Júlia Arruda (PCdoB) e Kleber Fernandes (PSDB).

José Lucena, presidente da CDL Natal, falou que a instituição quer colaborar com os vereadores na formatação de leis que possibilitem melhorias para aqueles que produzem. "O objetivo dessa premiação é melhorar a qualidade das leis e dos projetos que estão sendo imputados na Câmara. Então, a CDL Natal, pensando nisso, fez esse prêmio exatamente para tentar ajudar para que esses projetos sejam algo que possa ser aplicado, que possa ser usado em prol da nossa comunidade. Antes se fazia um projeto, mas a aplicabilidade do mesmo era muito pequena", afirmou.

Para o presidente da Câmara de Natal, Eriko Jácome (MDB), o Prêmio Parlamento Empreendedor prestigia a luta e o trabalho dos vereadores. "Hoje tive a felicidade de receber essa premiação do Parlamento Empreendedor. Um prêmio que vem justamente prestigiar toda a nossa Casa. Um certificado com uma comenda para simbolizar a história de luta dos 29 vereadores que buscam diariamente parcerias que possam aprimorar o desenvolvimento de cada lojista de Natal. E com isso, a nossa cidade ganha muito", destacou.

A vereadora Júlia Arruda se destacou na elaboração de projetos que promovem o desenvolvimento do ecossistema empreendedor. "É com muita satisfação que nosso mandato recebe esse reconhecimento. Temos estreitado cada vez mais a relação e o vínculo pensando em iniciativas que visem fortalecer, qualificar, inserir as categorias no mercado de trabalho como o Empreendedorismo Jovem, a Feira Empreendedora, a Feira do Cordel, o Empreendedorismo Feminino. São tantas iniciativas que se somam e que faz com que haja esse reconhecimento por parte da CDL Natal e agora certamente aumenta a minha responsabilidade em pensar em alternativas que vise realmente tirar do papel, mas é importante também que haja o monitoramento dessas iniciativas".

Na categoria Eficiência Parlamentar venceu a vereadora Nina Souza. "O nosso mandato vem contribuindo com legislações, requerimentos, propondo audiências e discussões para fazer com que a nossa cidade avance. Exemplo disso são as diversas iniciativas que desenvolvemos ao longo do ano que hoje fazem com que quem é empreendedor tenha o desejo de ficar em Natal. Sabemos que ainda é preciso de muito para avançar, mas nós já estamos dando vários passos e estamos confiantes que em breve nós teremos uma cidade que seja atrativa para todo o país".

Destaque de 2023, o vereador Kleber Fernandes foi agraciado por ser o parlamentar que mais apresentou requerimentos e projetos de lei relativos ao empreendedorismo, além de ter pontuado em todas as categorias.

"É uma grande honra e uma alegria. Fico com a certeza do dever cumprido na defesa dos interesses do desenvolvimento econômico, social, turístico, cultural, da geração de emprego, da geração de renda, de novas oportunidades para a população. Entendendo que o empreendedorismo é a grande mola propulsora do desenvolvimento econômico e consequentemente precisa do apoio do parlamento, de um olhar diferenciado do poder público, no sentido de criar um ambiente propício com legislações que busquem desburocratizar, acelerar negócios e potencializar o desenvolvimento de novos empreendimentos na cidade. E assim temos um histórico com a relatoria da lei geral da micro e pequena empresa, bem como a relatoria do novo plano diretor e de outras legislações que potencializam o desenvolvimento da cidade a partir do empreendedorismo".

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis