14/12/2023 50 anos do Curso de Arquitetura da UFRN são celebrados com solenidade na Câmara

A Câmara Municipal de Natal comemorou os 50 anos de criação do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para isso, foi realizada uma sessão solene, na noite desta quarta-feira (13), para reconhecer a importância da instituição para o desenvolvimento da capital potiguar. O evento foi proposto pela vereadora Brisa Bracchi (PT) e contou com a presença de gestores, professores e alunos do Curso.

O Curso de Arquitetura da UFRN foi criado em 1973 e teve suas atividades iniciadas em 1974 com a realização do seu primeiro vestibular. Quatro anos depois, em 1977, foi desmembrado do Departamento de Engenharia Civil, e incorporado ao recém-criado Departamento de Arquitetura, passando a fazer parte da estrutura administrativa do Centro de Tecnologia. Em 28 de fevereiro de 1979, o Curso foi reconhecido pelo MEC através do Decreto-Lei n° 83208.

"Para mim é uma alegria imensa homenagear os 50 anos de história de um curso, pois não é todo dia que uma instituição acadêmica alcança essa marca tão importante. O Curso tem projetos importantes de extensão como o Escritório Popular, que desenvolve arquitetura para pessoas que não têm condição de pagar, e o projeto de Direito à Cidade, que acompanhou todo o processo de revisão do Plano Diretor de Natal e ajudou a promover a participação popular durante o processo. Então, as atividades do Curso de Arquitetura da UFRN são fundamentais para a nossa cidade, com suas contribuições respeitadas por universidades nacionais e internacionais", destacou a vereadora Brisa Bracchi.

"É muito gratificante para nós que fazemos o Curso de Arquitetura celebrarmos este momento e termos essa abertura para a sociedade, que na verdade faz parte do nosso dia a dia. O nosso curso sempre é um curso aberto, trabalha com demandas da sociedade, porque é um curso de universidade pública, financiado pelos cidadãos. Portanto, estar representado neste espaço é simbólico, pois consolida o nosso lugar como parte da sociedade e o diálogo entre a academia e a comunidade", afirmou o chefe do Departamento de Arquitetura da UFRN, Hélio Takashi de Farias.

A coordenadora do Curso, Amíria Bezerra Brasil, falou sobre a relação da universidade com a sociedade. "A gente contribui em instâncias participativas, então fazemos parte de alguns conselhos municipais como o Conselho de Habitação Social. Também acompanhamos a elaboração e a implementação da legislação urbana, a legislação de transporte, mantendo um relacionamento próximo com prefeituras, câmaras municipais e sociedade civil. Sempre que a população precisa de orientações ou precisa de conhecimentos, pesquisas ou dados técnicos, estamos à disposição para oferecer o retorno necessário".

Por sua vez, a professora Bianca Carla Dantas de Araújo agradeceu a homenagem do Legislativo natalense. "Trata-se do reconhecimento de uma atuação de 50 anos, com toda a sua inserção na sociedade e a contribuição que é dada à cidade e ao estado. Um trabalho feito com muito esforço e responsabilidade, fruto do comprometimento do corpo docente, funcionários e alunos. Dito isso, este retorno da Câmara Municipal representa muito pra gente", concluiu.

Fotos: Verônica Macedo

50 anos do Curso de Arquitetura da UFRN 13/12/23