15/12/2023 Câmara Municipal homenageia ambientalistas que mais se destacaram em 2023

Nesta quinta-feira (14), 21 ativistas ambientais receberam homenagem da Câmara Municipal de Natal, como reconhecimento ao trabalho que realizaram em 2023. A sessão solene foi proposição do vereador licenciado Robério Paulino e foi presidida pela vereadora em exercício Camila Barbosa.
“Considerando a crise climática pela qual, não só o Brasil, mas o mundo passa, é muito importante prestar essa homenagem a pessoas que militam em defesa do desenvolvimento econômico sustentável. Temos de trabalhar o engajamento dos natalenses para promover mudanças efetivas. Esse tema é vital e precisa ser permanente, pois os danos ambientais são irreversíveis”, avaliou a vereadora.

“O bioma da caatinga está colapsando, a Mata Atlântica continua passando por um extenso processo de devastação, tendo atualmente menos de 10% da área original. Em meio a tantas crises, a ambiental é a mais crítica, severa e profunda, porque afeta todos, sem exceção. Precisamos identificar, reconhecer e valorizar os que agem diuturnamente contra essa constante ameaça à nossa sobrevivência”, acrescentou o vereador licenciado, que foi incluído na lista de homenageados, pelo trabalho que desenvolve na produção de mudas para o reflorestamento do semiárido.

Os demais 20 homenageados e homenageadas foram pessoas de diferentes profissões e áreas de atuação. “Essa sessão solene também é importante para dar visibilidade às ações desenvolvidas em prol do meio ambiente, e gerar mais engajamento dos natalenses para diminuir o impacto da grave crise climática na vida de todos”, ressaltou a professora universitária e procuradora aposentada Marise Costa, que há mais de 20 anos se dedica à causa ambiental. Como resultado de estudos, a professora escreveu livros acadêmicos e infantis sobre os temas do meio ambiente e da cidade, além de artigos e capítulos de livros, e foi presidente da Comissão de Meio ambiente da OAB/RN.

“Estou muito feliz e muito gratificada com essa homenagem, porque quando falamos de meio ambiente falamos de vida e das futuras gerações. Agradeço à Câmara Municipal de Natal por essa sensibilidade”, disse a homenageada.

Também entre os homenageados um dos ativistas ambientais mais conhecidos da cidade, o arquiteto urbanista o Francisco Xavier Iglesias Alves Pereira. Ele chegou a Natal em 1985 e é um dos fundadores da Associação Potiguar Amigos da Natureza (Aspoan). Para ele, Natal seria uma cidade muito mais bonita se cuidasse da natureza, pois se fosse mais arborizada seria mais ventilada e atrativa. Iglesias definiu ambientalista como todo aquele que questiona o modelo econômico que destrói a vida na terra. “Iniciativa da homenagem é muito importante e sinto-me honrado de estar aqui sendo reconhecido ao lado dos meus companheiros de luta”, concluiu.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo