04/03/2024 Comissão de Desporto aprova cinco projetos de lei em primeira reunião do ano

A Comissão de Desporto e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Natal realizou, na manhã desta segunda-feira (04), a primeira reunião do ano, designando a relatória de dois projetos e apreciando outros cinco.

O vereador Preto Aquino (PSD), que foi conduzido à presidência do colegiado, falou sobre as perspectivas para o ano. "Essa comissão tem um papel fundamental para o incentivo das práticas esportivas na nossa cidade. E nós estamos presentes, vivenciando a realidade das dificuldades, principalmente nos esportes de base, nos esportes amadores. Esperamos realizar algumas visitas com o objetivo, de contribuir com sugestões, colaborações e também através de emendas, com a secretaria municipal e assim fazer um trabalho importante para desenvolver ainda mais o esporte da nossa cidade", falou.

Um dos projetos que foi apreciado é o de autoria do vereador Chagas Catarino (PSDB) que insere no cronograma oficial dos jogos escolares e universitários do município a modalidade de jogos eletrônicos, visando torná-la acessível a todos os interessados, de modo que possa promover o desenvolvimento intelectual, cultural, esportivo, levando, juntamente com outras influências das Tecnologias de Informação e Comunicação, à formação cultural, propiciando a socialização, diversão e aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos.

"Os Jogos Eletrônicos já é uma realidade que se tornou uma profissão em muitas cidades. É uma categoria muito organizada que gera emprego, renda e inúmeras oportunidades. Então, precisamos fazer de tudo para fortalecer ainda mais essa modalidade e nada mais justo do que incluí-los nos Jogos municipais, estaduais", falou o vereador Luciano Nascimento (PTB).

Já o vereador Milklei Leite (PV) teve três projetos aprovados na comissão com a temática do incentivo à capoeira. Foram apreciados, o PL 219/2023 que
institui a Semana da Capoeira; o PL 221/2023 que
institui o Programa Municipal de Capoeira e o PL 563/2022 que declara a Capoeira como Patrimônio Histórico-Cultural e Imaterial do município.

"Esses três projetos voltados para capoeira, nada mais é, do que valorizar a modalidade e também um pedido ao poder público, sendo um que trata de um programa e o outro da semana para dar aquele impacto da importância da capoeira. O destaque é que o Programa consiste em uma ação continuada para ser feito com mais eficácia por parte da prefeitura, assim como é feito pelos capoeiristas em toda a cidade. E é necessário o apoio e o suporte da prefeitura para que os alunos recebam a orientação três vezes por semana, além dos instrumentos necessários, conforme feito nas suas academias de capoeira", destacou o autor das matérias.

O vereador Hermes Câmara (PSDB) também esteve presente na reunião.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis