05/03/2024 Comissão fiscaliza Hospital Walfredo Gurgel; Sesap anuncia novo hospital

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou, nesta segunda-feira (04), sua primeira visita fiscalizatória de 2024. Dessa vez, os parlamentares que integram o colegiado inspecionaram o funcionamento do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, formado pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e o Pronto-Socorro Dr. Clóvis Sarinho, sendo a maior unidade de saúde pública do Rio Grande do Norte. De acordo com o presidente da Comissão, vereador Luciano Nascimento (PTB), a visita foi motivada por denúncias e reclamações constantes da população acerca de problemas no atendimento do Hospital como equipamentos quebrados, servidores exaustos e pacientes amontoados nos corredores aguardando por procedimentos de urgência.

"Encontramos aqui corredores lotados, cirurgias estão sendo adiadas, tomógrafo e raio-x quebrados, enfim, um cenário com pessoas que precisam ser atendidas com dignidade. Conversamos com um homem que desde as duas horas da madrugada precisa fazer uma tomografia, já estamos no final da tarde e nada foi feito. Portanto, a fiscalização dos poderes e equipamentos públicos é uma prerrogativa da Câmara Municipal e esta comissão vai cumprir, além de cobrar soluções que acabem com o sofrimento dos natalenses que buscam atendimento de saúde", pontuou Luciano.

Segundo a vereadora Camila Araújo (União Brasil), o hospital opera no limite, numa situação de quase superlotação. "É tão sensível a questão do Walfredo Gurgel, que basta uma sala ser interditada para algum tipo de serviço, seja elétrico ou de limpeza, para os corredores ficarem cheios de gente. Então, isso mostra que a nossa rede de saúde precisa de mais equipamentos e profissionais que possam suprir uma imensa demanda, não só dos natalenses, mas do estado inteiro".

Leidiane Queiroz, secretária adjunta de Saúde do Estado, falou sobre a situação do hospital. "Temos muita tranquilidade para mostrar o trabalho realizado aqui com o apoio da coordenação e equipes técnicas, haja vista que estamos diuturnamente presentes na instituição, vendo sempre o que pode ser melhorado. Aqui a gente encontra um termômetro do que acontece na saúde do Rio Grande do Norte como um todo, inclusive do papel dos municípios no processo. Mas o que podemos constatar é que aconteceram avanços, por exemplo, investimentos fortes na ortopedia com a redução da espera para a realização de cirurgias, aprimoramos o sistema de controle que possibilita o acesso aos atendimentos", disse.

Na ocasião, ela falou sobre a construção de um hospital metropolitano. "Precisamos ter consciência que Natal cresceu, o Hospital Walfredo Gurgel foi pensado para um outra época e que por mais que façamos esforços no sentido de fortalecer a atenção primária, organizar os serviços ambulatoriais e fluxos de cirurgias, precisamos de novos espaços. Para tanto, um novo hospital está sendo pensado, com o projeto em formatação pela Secretaria de Infraestrutura do Estado. A expectativa é que em breve possamos lançar os editais para a construção desse equipamento que fará toda diferença nos serviços de saúde do Rio Grande do Norte", anunciou.

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Saúde CMN - Visita fiscalizatória ao Hospital Walfredo Gurgel - 04.03.2024