07/03/2024 Câmara Municipal de Natal outorga cidadania ao padre Gentil Pereira

A Câmara Municipal de Natal entregou, nessa quarta-feira (06), Título de Cidadania ao padre Gentil Pereira do Nascimento, concedido por Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Aroldo Alves.

“Hoje a Câmara Municipal faz justiça, outorgando a cidadania natalense a um sacerdote que por várias décadas vem prestando serviços e fazendo militância religiosa em Natal. É um reconhecimento a um sacerdote inovador e criativo, e amigo conselheiro. Para nosso mandato é uma grande honra entregar esse Título de Cidadania. Um reconhecimento que esta Casa faz hoje”, comemorou o vereador, no que foi ratificado pelo presidente da CMN, Eriko Jácome, que abriu a sessão solene de outorga da cidadania.

“Sinto-me muito feliz, e a minha palavra hoje é gratidão. Depois de quase 53 anos morando em Natal, posso dizer que sou oficialmente cidadão natalense. É uma grande alegria, porque Natal é minha casa e minha vida. Foi aqui que fui criado e vivi dei primeiros passos. Aqui cresci, estudei e daqui saí para o seminário, para voltar e prestar meus serviços”, agradeceu Padre Gentil.

“Uma homenagem a um irmão presbitério é também um reconhecimento que se estende para todos os padres da arquidiocese de Natal. É uma homenagem que se faz a todos nós padres, através daquele que é reconhecido. Por isso a gente se une nesta alegria, nesta comunhão e nesta felicidade, fazendo votos de muita realização na vida deste nosso irmão”, disse o padre Roberlan Roberto, que representou o arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso.

Biografia

O padre Gentil Pereira do Nascimento Neto está há quase cinco anos na Paróquia de São José, em Cidade Nova, zona Oeste de Natal.

Ele nasceu em 1971, no município de Pedro Velho/RN. Em 2002, concluiu os estudos filosóficos e teológicos pelo Instituto Teológico de São Bento, Salvador/BA. No mesmo ano, recebeu os ministérios de leitor e acólito, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, pelas mãos de Dom Emanuel d'Able do Amaral, Abáde do Mosteiro de São Bento, em Salvador da Bahia. No mesmo ano, recebeu a Ordem do diaconato, na Paróquia Cristo Redentor, Chapada do Rio Vermelho, também na capital baiana, pelas mãos do Cardeal Primaz do Brasil, Dom Geraldo Magella Agnelo.

Exerceu diaconato na Paróquia Cristo Redentor, Paróquia Sagrado Coração de
Jesus, em Casa Forte, na Arquidiocese de Olinda e Recife, na Paróquia de Nossa Senhora Sá Boa Viagem, em Boa Viagem/CE, e na Paróquia de Santa Catarina de Alexandria, em Anhanduí, distrito de Campo Grande/MS. Pertencendo ao Instituto Diocesano Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento, foi ordenado presbítero da Santa Mãe Igreja aos 30 de janeiro de 2009, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Planalto, Campo Grande/MS, pelas mãos e oração conservatória do então Arcebispo, Dom Vitório Pavanello, SDB.

Em 2019, após muito trabalho, dedicação e zelo, tornou-se o primeiro pároco da primeira Paróquia dedicada a São José na capital potiguar, tendo como Lema: "Tu és meu servo, Eu te escolhi, não te desprezei". (Is. 41,9b).

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo