25/08/2017 Câmara de Natal comemora Folclore homenageando artistas locais

O plenário da Câmara Municipal de Natal ficou mais colorido e alegre na manhã de hoje (25) durante a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Deífilo Gurgel, proposta pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) para homenagear personalidades do segmento artístico da cidade. Na ocasião, houve apresentações artísticas e os homenageados também foram agraciados com o Diploma do Mérito Legislativo pelos relevantes serviços prestados.

O propositor, vereador Ubaldo Fernandes destacou a importância de homenagear aqueles que fazem cultura na cidade. "Os vereadores são criteriosos ao escolher seus homenageados de diversas áreas do segmento, reconhecendo a gratidão por trabalharem, porque fazer cultura e viver de cultura não é fácil. Esta comenda é o símbolo do reconhecimento desta casa pelos relevantes trabalhos que desenvolvem pelos quatro cantos de Natal", disse Ubaldo que assumiu a presidência da comissão de cultura, no lugar da vereadora Eudiane Macedo (SD). Ela, no entanto, permanece na comissão como membro e externou a satisfação em fazer parte da homenagem aos produtores culturais. "Estou me sentindo em casa e muito feliz com esta homenagem ao segmento da cultura. Essa comenda vem ainda mais alavancar a importância da cultura da cidade", destacou Eudiane.

Além dos dois parlamentares, participaram da cerimônia artistas, produtores e grupos culturais e folclóricos, populares, representantes de entidades da área, assessores e os vereadores Sueldo Sueldo Medeiros (PHS), Kleber Fernandes (PDT), Júlia Arruda (PDT), Chagas Catarino (PDT), Franklin Capistrano (PSB), Eleika Bezerra (PSL), Preto Aquino (PEN), Nina Souza (PEN), Ana Paula (PSDC), Dinarte Torres (PMB), Robson Carvalho (PMB), Dickson Júnior (PSDB) e Bispo Francisco de Assis (PRB), que fez uma apresentação musical cantando e tocando acordeon. Além dele, os cantores Rodolfo Amaral e Fernando Luiz e a poeta cordelista Dorinha Timóteo também se apresentaram.

A representante da Comissão Norte Riograndense de Folclore e presidente do Instituto Câmara Cascudo, Daliana Cascudo, parabenizou a Câmara Municipal pelo reconhecimento aos artistas e sugeriu mais incentivo ao segmento. "A Câmara Municipal está de parabéns pela iniciativa de instituir, premiar mestres, preservar, homenagear e reverenciar representantes da cultura. Os mestres necessitam também de apoio em relação a manutenção dos grupos, figurinos e apresentação. Poderia se adotar uma prática que o prefeito Djalma Maranhão já fazia há décadas atrás, que é convidar a cada evento e cerimônia de órgãos públicos, um grupo ou artista para se apresentar. Isto valorizaria e fortaleceria o segmento com o pagamento de cachês", sugere.

A Comenda da Medalha do Mérito Deífilo Gurgel é concedida no mês de agosto aos artistas que contribuiriam e incentivam a cultura popular. A comenda entregue na solenidade recebe o nome do folclorista, poeta, escritor, jornalista potiguar que nasceu no dia 22 de outubro de 1926 e faleceu em 6 de fevereiro de 2012. Deífilo Gurgel publicou várias obras relacionadas ao folclore e se destacou como um dos maiores incentivadores da cultura popular.

**Confira os homenageados:

Ana Selma Costa Galvão - vereadora Ana Paula
Sérgio Souza de Mendonça (Sérgio Preto) -  vereador Aroldo Alves
Casa Talento -  vereadora Carla Dickson
Antônio Josino Neto (Tom Sertanejo) -  vereador Chagas Catarino
Daniel Campos -  vereador Dickson Júnior
Francisco Carlos Araújo (Carlinhos do Araruna) -  vereador Dinarte Torres
Marcílio Amorim de Araújo -  vereadora Eleika Bezerra
José Gleydson Oliveira  -  vereadora Eudiane Macedo
Trotamundos (Beto Vieira) -  vereador Fernando Lucena
Grupo Carmim -  vereador Franklin Capistrano
Célia Maria Lins de Melo -  vereadora Júlia Arruda