30/08/2017 Plano Municipal do Livro é debatido na Câmara Municipal

Em reunião nessa terça-feira (29), a Frente Parlamentar Municipal do Livro e da Leitura discutiu a implementação do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas (PMLLLB). Com a finalidade de assegurar à população, por meio de ações conjuntas e continuadas, o acesso ao livro e à leitura, o Plano Municipal integra o Projeto  152/2017 do Executivo Municipal.

"O objetivo da reunião de hoje foi apreciar o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas que já foi discutido em outras ocasiões, como em 2014, porém naquela época percebemos que o plano era incompleto. A Secretaria de Cultura e a Funcarte fizeram algumas adequações e voltamos a analisar para que, se necessário, sejam apresentadas emendas", afirmou a vereadora professora Eleika Bezerra (PSL).

O Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas (PMLLLB) tem como objetivos promover iniciativas que permitam a criação, estruturação, gestão e manutenção do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB), além de integrar bibliotecas escolares, comunitárias, temáticas e privadas aos seus respectivos pólos regionais, sempre em consonância com os interesses das comunidades.

De acordo com Aluísio Azevedo, colaborador técnico, entre as metas do Plano o grande desafio é melhorar o índice de leitura nas comunidades de Natal. “Nossa grande meta é fazer com que o cidadão natalense se interesse pela leitura, tenha prazer em ler. Através de pesquisas nós constatamos que as pessoas admiram o processo de leitura, consideram importante, porém elas não se envolvem nesse processo”, explicou.

A secretária adjunta municipal de educação, Judineide Domingos, destacou que existem ações no PMLLLB que incentivam a leitura nos bairros da cidade. “A Secretaria de Educação, em parceria com o Sesi, construiu uma biblioteca comunitária no bairro das Rocas favorecendo a leitura e disponibilizando um espaço em que a população possa pesquisar, estudar e buscar a informação”, disse. De acordo com Judineide o objetivo é que cada região da cidade seja contemplada com uma biblioteca comunitária.

Texto: Karol Fernandes
Fotos: Marcelo Barroso