20/09/2017 Audiência debate implementação de consórcio intermunicipal de segurança

Através de uma proposição do vereador Aroldo Alves (PSDB), a Câmara Municipal de Natal debateu nesta manhã (20) a formação de um consórcio intermunicipal de Segurança na região metropolitana de Natal. A audiência Pública foi ocasionada pelo crescimento da violência e criminalidade no estado, especialmente na Grande Natal, que necessita de medidas efetivas para combater o problema. Participaram representantes da segurança pública municipal e estadual, de setores produtivos como a Fecomércio,  parlamentares de outros municípios, populares e líderes comunitários, bem como os vereadores Fulvio Mafaldo (SD), Robson Carvalho (PMB) e Preto Aquino (PEN).

"A Câmara Municipal tem o dever e o direito de participar desse debate. O consórcio público de segurança metropolitana é o caminho e cabe aos gestores efetivá-lo. Precisa de iniciativa dos gestores mas estamos aqui para evoluir nesse debate e vamos continuar provocando a discussão. Vamos solicitar a reativação do Conselho Metropolitano para, a partir daí, implementar esse consórcio", disse o vereador Aroldo Alves ao relatar sobre o aumento da criminalidade no estado. Segundo destacou, um consórcio público voltado para a área de segurança pública pode ser mais uma forma de gerir melhor recursos humanos e materiais logísticos, através de ações conjuntas e estratégias planejadas entre os municípios.

O delegado Cleiton Pinho, representando a Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social, também defendeu a união das forças de segurança. "A segurança pública passa pela integração das forças de segurança municipais. Estamos em tratativas e verificamos que o caminho que temos não é outro se não a integração", disse. O Governo já planeja executar essas ações integradas. Renato Cunha Lima, coordenador da Secretaria Estadual de Planejamento para a região metropolitana, explicou que já estão em andamento as ações para integrar as guardas municipais com a polícia. "Em dois meses queremos apresentar para o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, o Parlamento Comum da região Metropolitana e para a Assembleia Legislativa. Desde 97 existe o conselho e em 2016 foi criado o grupo de trabalho para a segurança publica onde se discute essa medida", revela.

Da parte do município de Natal, a Guarda Municipal apresentou suas ações no combate e na prevenção da violência com projetos voltados para estudantes. A Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Andrea Ramalho, representou o prefeito Carlos Eduardo e disse que todas as informações debatidas serão lavadas ao chefe do executivo e destacou que é preciso também investir na assistência social e educação para prevenir a violência. "Levarei ao prefeito as colocações e preocupações de todos aqui e penso que o investimento social tem que caminhar lado a lado com as políticas de segurança. Precisamos caminhar lado a lado para colhermos os frutos mais à frente", disse a secretária.

Fotos: Marcelo Barroso