21/09/2017 Emoção marca solenidade em homenagem ao Dia do Ortopedista

Uma sessão solene pela passagem do Dia do Ortopedista, comemorado no dia 19 de setembro, requerida pela vereadora Júlia Arruda (PDT), movimentou a Câmara Municipal de Natal nesta quarta-feira (20). Na ocasião, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-RN) recebeu diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade, além de 26 profissionais que tiveram sua atuação reconhecida diante de um plenário repleto de convidados.

Em sua saudação, a vereadora Júlia Arruda disse que a solenidade tem o objetivo de render homenagens a uma especialidade médica responsável por cuidar da estrutura do corpo a fim de garantir uma vida ativa e saudável. Segundo ela, a ortopedia vem se desenvolvendo cada vez mais de acordo com as mudanças na área da saúde e do surgimento de novas doenças.

"Tenho certeza que passa um filme na cabeça dos nossos homenageados sobre o dia a dia corrido, a pressão de lidar com traumas ortopédicos em um país que figura sempre nos rankings desses tipos de ferimentos, sobretudo aqueles provocados por acidentes de trânsito, que respondem pela ocupação de cerca de 90% dos leitos hospitalares de urgência", destacou a parlamentar. "Portanto, celebramos os desafios e conquistas de ser ortopedista, profissional que alivia as dores e merece nossa admiração", acrescentou.

O presidente da SBOT-RN, Márcio Rêgo, manifestou suas preocupações com acrise atual no sistema de saúde pública do Brasil, principalmente pela carência de atendimento médico na capital e nos municípios do interior. "Por exemplo, em Natal temos, apenas, 12 ortopedistas para atender uma região metropolitana que supera 1 milhão de habitantes. Diante deste cenário, precisamos realizar concurso público para contratar mais médicos e reduzir este déficit".

Sobre a homenagem do Legislativo natalense aos médicos ortopedistas, ele definiu como uma manifestação de reconhecimento ao trabalho e dedicação com que os profissionais realizam, de forma silenciosa e vocacional, o atendimento às pessoas que os procuram diariamente nos ambulatórios.

"Quero, em nome da classe ortopédica potiguar, externar meus sinceros sentimentos de gratidão ao gesto da Câmara Municipal de Natal, a todos os parlamentares que apoiaram a concessão dessa honraria e, especialmente, ao carinho da vereadora Júlia Arruda. Agradecer a Deus por usar a ortopedia como instrumento para conceder a um idoso a oportunidade de reaprender a andar e ajudar uma criança, com doença ortopédica congênita, a dar os primeiros passos", concluiu, emocionado, Márcio Rêgo.

Fotos: Verônica Macedo