21/09/2017 Em audiência, secretaria divulga I Jogos Paradesportivos do Natal

A programação da primeira edição dos Jogos Paradesportivos do Natal foi divulgada em audiência pública, na Câmara Municipal de Natal, pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) nesta quinta, 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Os jogos estão previstos na Lei 6507/14, de autoria da coordenadora da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vereadora Júlia Arruda (PDT), que propôs a audiência pública, da qual também esteve presente o vereador Preto Aquino. Os jogos vão acontecer entre os dias 16 e 19 de novembro e contará com um fórum na semana anterior para capacitar estudantes e profissionais das instituições de ensino superior. A audiência

De acordo com a secretária da SEL, Danielle Mafra, as inscrições tanto para o fórum quanto para as competições serão feitas pelo e-mail marketingvisual_sel@hotmail.com. "É uma edição piloto e por questão de estrutura e logística estamos incluindo cinco modalidades do paradesporto e concentrando as competições no Palácio dos Esportes. Para as próximas edições pretendemos incluir mais modalidades. Para o momento estamos buscando parceiros públicos e da iniciativa privada que queiram apoiar o jogos e associar-se a esta causa", destacou Danielle. No dia 10 de novembro será a abertura do fórum que se estende nos dois dias seguintes.

Já a abertura dos jogos será no dia 16 com o evento de abertura no Palácio dos Esportes. Haverá nos dias seguintes competições de goalball de quadra, halterofilismo, bocha paralímpica, tênis de mesa e corrida. Os três primeiros colocados de cada modalidade serão premiados. Também será realizado um passeio ciclístico no dia 19 com a participação de toda a sociedade em torno da Praça Pedro Velho (Praça Cívica). "Estamos felizes com a iniciativa que é uma luta antiga. Esperamos que esse calendário se estenda anualmente com mais modalidades, mas temos grandes nomes de destaque nas modalidades contempladas nesta edição. Queremos que o evento cresça, que venham paratletas de outros estados", declarou o vice-presidente da Sadef/RN (Sociedade Amigos do Deficiente Físico), Nélio Almeida.

Para a professora Marilia Rodrigues, que coordena o projeto "Superação" do Centro Universitário - UniRN, os jogos trazem uma proposta que vai além das competições. "O preconceito é a maior barreira das pessoas com deficiência. Com a realização desse torneio, esse será o principal ganho, o fortalecimento da luta contra o preconceito e pelo respeito. Informar as pessoas que existe esporte paralímpico, quem pode praticar, como ter acesso, sendo que não é só para sair de casa e praticar esporte, passa pela função social e motivacional", disse. A vereadora Júlia Arruda comemorou o anúncio dos jogos e destacou a importância de ver a lei de sua autoria sendo executada. "Será um momento importante de motivação, reconhecimento e interação de toda a cidade com esses atletas. Estamos evidenciando essa luta com resultados práticos. Muitas dessas pessoas precisam somente de oportunidades para mostrar sua capacidade e Natal só tem a ganhar, quem sabe até revelando mais alentos para o cenário paradesportivo nacional", destacou a parlamentar.

Fotos: Marcelo Barroso