20/10/2017 Alunos da rede pública aprendem a como evitar contato com drogas e violência

A Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal levou, nesta quinta-feira (19), uma palestra de combate às drogas e à violência para alunos da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio, na Zona Norte. A palestra foi realizada dentro da instituição de ensino como parte do projeto Escola na Frente.

A diretora da escola, Lucinalva de Souza, revelou que dois alunos já foram assassinados esse ano por envolvimento com as drogas. Um em março e outro em setembro. Ela lamentou o fato do corpo pedagógico já ter escutado relatos de que outros alunos também estariam envolvidos, mas espera que a palestra venha a ajudá-los.

"Esse tema é importante porque tem afetado muito nossos jovens, inclusive, alguns de nossos alunos, além de consumir as drogas, tem sido assassinados também por estarem envolvidos. A gente precisa desse trabalho de prevenção", contou.

A vereadora Júlia Arruda, presidente da Frente e quem coordenou a ação preventiva, explicou que a escola foi escolhida após uma análise prévia e após contatos com a direção da escola e de contatos com a coordenação pedagógica da instituição.

"O tema que precisa ser abordado com maior profundidade é a problemática das drogas, haja visto que a escola está inserida no contexto de vulnerabilidade social. A gente espera plantar uma semente para que esse projeto seja instalado na escola", projetou.

A continuidade dos trabalhos, inclusive, foi defendida pelo cabo Albimar Rocha, mentor do Programa Educacional de Resistência ás Drogas e à Violência (Proerd), que proferiu a palestra.

"A iniciativa da Frente é louvável. Seria melhor a continuidade para acompanhar o desenvolvimento do aluno, mas pior seria se não fizéssemos nada. A iniciativa vai ajudar nesse primeiro contato e facilitar a que eles tenham conhecimento a prevenção às drogas", explicou.

Segundo dados do Proerd, 97% dos alunos que participaram do curso completo nunca se envolveram com drogas e com a violência. Mesmo não participando de todo o curso, e sim de apenas um encontro promovido pela Câmara Municipal, os primeiros resultados já começam a ser sentidos. A estudante Vitória Beatriz Oliveira, de 15 anos, elogiou a palestra e se mostrou contrária às drogas.

"Tem muitas pessoas que se deixam levar pelas drogas. É comum as pessoas se drogando e tem gente que tem medo de ajudar as pessoas. Mas você tem que ser amigo, você tem que ajudar. A droga destrói a pessoa de várias maneiras. A escola está certa em ficar em cima mesmo e trazer essa informação ajuda muito", disse.

A Escola Professora Maria Alexandrina Sampaio é responsável pelo ensino de 1029 alunos nos três turnos. Começando por alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Dezenas desses alunos participaram da palestra idealizada pela Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente.

Texto: Marcius Valerius
Fotos: Elpídio Júnior