25/10/2017 Câmara prestigia lançamento do Memorial Itinerante Wilma de Faria

Os representantes da Câmara Municipal de Natal participaram, na noite desta terça-feira (24), do lançamento do Memorial Itinerante Wilma de Faria. Um projeto idealizado por amigos e familiares, que percorrerá os municípios potiguares levando a história da ex-governadora. Estiveram presentes na cerimônia os vereadores Sueldo Medeiros (PHS), Eleika Bezerra (PSL), Júlia Arruda (PDT), Robson Carvalho (PMDB) e Preto Aquino (PEN).

O presidente da Câmara em exercício, Sueldo Medeiros, chegou a trabalhar com Wilma de Faria, enquanto ela era prefeita de Natal. Ele considerou o memorial uma justa justa. "É uma mais do que merecida à grande mulher que foi Wilma de Faria através da criação desse memorial. Um memorial itinerante pelo valor que ela teve para o nosso Estado e para a nossa capital", disse.

A vereadora Eleika Bezerra, que também chegou como secretária de Educação das gestões da homenageada a frente do Executivo, enalteceu o papel de Wilma como mulher e guerreira, como era conhecida. "É um momento relembrar e registrar a vida de alguém que representou bem as mulheres na política potiguar, mas que, antes de mais nada, era uma pessoa que vivia com muita garra. Não é atoa que ela era chamada de Guerreira. Wilma soube honrar nosso papel de mulher", contou.

A deputada estadual Márcia Maia, filha de Wilma, explicou que o Memorial foi criado a partir da iniciativa dos amigos e familiares. "A ideia surgiu no momento da partida dela, ainda na Catedral Metropolitana de Natal, em que as pessoas passaram a entregar acervo histórico com fotos, materiais de campanha, reportagens, fotos e outros materiais. A partir daí, começamos a idealizar de forma itinerante, porque a história de Wilma também faz parte da história do Rio Grande do Norte. Assim, todos os jovens terão a oportunidade de conhecer a história dessa mulher que lutou pelo Rio Grande do Norte", completou.

Caicó será o primeiro município a receber o Memorial Itinerante Wilma de Faria. A iniciativa já estará aberta a partir desta quinta-feira (26) na Casa de Cultura Popular, que foi um projeto idealizado por ela enquanto governadora do Rio Grande do Norte. Em seguida, o Memorial percorrerá, nesta primeira agenda de, os municípios de Mossoró, Pau dos Ferros, Macau, Assu e São Paulo do Potengi. Após, os municípios da região metropolitana de Natal e se encerra exatamente na capital potiguar.

Texto: Marcius Valerius
Fotos: Elpídio Júnior