01/11/2017 Câmara Municipal celebra 500 anos da reforma protestante

A Câmara Municipal de Natal celebrou, nesta terça-feira (31), os 500 anos da Reforma Protestante, considerado um marco na história do cristianismo no mundo. A cerimômia proposta pela vereadora Carla Dickson (PROS) homenageou 25 pastores e instituições pelos relevantes serviços prestados com a comenda Martinho Lutero.

A vereadora Carla Dickson externou sua felicidade em poder fazer parte da celebração dos 500 anos como propositora da sessão e como autora do projeto que criou a honraria. "A Casa está em festa. É uma comemoração tríplice, porque é o Dia do Evangélico também em nível municipal, estadual e federal. Também ficamos felizes em entregar a comenda para essas pessoas e instituições pelo trabalho de propagação do evangelho. A gente só tem a comemorar essa abertura da palavra de Deus", disse.

O pastor Ednaldo Melo, presidente da Ordem dos Pastores de Natal (Open), destacou a importância histórica da data. "Esse dia para nós tem vários significados. São 500 anos da reforma protestante pelo mundo, aqui em Natal é o Dia do Evangélico. Para nós, como evangélicos e como representantes oriundos da Reforma Protestante,  é um orgulho a mais. A Reforma foi um movimento importante para unidade da igreja e dos cristãos", contou.

No dia 31 de outubro de 1517, o monge alemão Martinho Lutero fixou 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg. Elas representavam uma tomada de posição contra o que Lutero considerava práticas abusivas do clero católico romano e destacava posições doutrinárias que valorizaram a fé cristã. Esse texto marcou o início da Reforma Protestante e a ruptura com o catolicismo.

Essa trajetória de Lutero também foi lembrada pelo deputado estadual Albert Dickson, que um dos homenageados e autor da lei 5.924/09, que institui o Dia Municipal do Evangélico, enquanto foi vereador de Natal. "Hoje é um dia especial. Há seis anos instituí o Dia do Evangélico e hoje especificamente temos os 500 anos da Reforma. Isso faz com que nós evangélicos nos alegremos muito e nos estimule a começar com Lutero com essas teses em desconformidade com a Igreja Católica. E exatamente 500 anos atrás houve essa publicação das teses e início da Reforma", pontuou.

Foram homenageados pastores e instituições de várias denominações como a Igreja Batista, Comunidade Defesa da Fé, Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Videira, Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte (Ieadern), Missão Evangélica Pentecostal, Presbiteriana, Primeira Igreja Batista de Natal, Assembleia de Deus, Igreja de Cristo, Presbiteriana Independente, Missão Impacto Radical, Sertão Presente, Assembleia de Deus Ministério Madureira, Igreja Internacional da Graça de Deus, Verbo da Vida, Vitória Cristã e Ministério Rhema. Além da Rádio Nordeste.

O presidente em exercício da Câmara, vereador Sueldo Medeiros, destacou a importância da sessão solene diante da premissa do Brasil ser um país laico. "Vim aqui apoiar a iniciativa da colega Carla, por ser um evento importante para o segmento evangélico. Ela e toda a comunidade estão de parabéns e a Casa do Povo, mais uma vez, faz seu papel, abre as portas para a população lembrando desse grande marco que foi a Reforma Protestante", finalizou.

Texto: Marcius Valerius

Fotos: Verônica Macedo