27/11/2017 Projeto vai propor campanha de prevenção ao câncer de pele nas escolas

Natal deverá ganhar em seu calendário uma semana de prevenção ao câncer de pele, voltada para as crianças nas escolas da cidade. A proposição será da vereadora Júlia Arruda (PDT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que se reuniu nesta manhã (27) e debateu, com médicos dermatologistas e Secretaria Municipal de Educação (SME), a campanha que já existe em outras cidades do país, idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

"Estamos muito próximos do verão e precisamos alertar a população em relação aos riscos, cuidados e prevenção do câncer de pele. Nossa frente é um fórum permanente com agenda mensal na Câmara e, além de evidenciar esta campanha, vamos elaborar lei que institui no calendário oficial a semana de mobilização nas escolas de Natal sobre o câncer de pele", anunciou a parlamentar. A presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Norte, Danielle Espinel, enfatizou que há a necessidade da lei regulamentada para implementar a campanha.

Segundo explicou, Natal tem o segundo maior índice de raios ultravioleta do país mantendo-se estável durante todo o ano, mas que no verão pode chegar a 14, estando atualmente em 11.1 na escala que vai 0 (quando não existe luz solar) a 11+ (extremo). "A exposição solar inadequada é fator de risco. Esta campanha educativa 'Sol amigo da criança' foi criada em 2012 e consiste em os dermatologistas capacitarem voluntariamente professores e gestores do ensino fundamental nas escolas para que orientem as crianças. Também contamos com o gibi educativo da Turma da Mônica que já teve cerca de 1 milhão de CDs educativos e exemplares impressos desde o início da campanha", disse Danielle.

O foco nas crianças é porque, apesar do câncer de pele ser comum após cerca de 15 anos de exposição inadequada ao sol, há incidência em todas as idades. A ideia é que as crianças possam ser educadas quanto à exposição ao sol para que na fase adulta não sofram com o problema. Além disso, serão disseminadores das informações em suas casas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA, o câncer de pele é o mais comum no país, representando 30% dos cânceres registrados e que chegará a 200 mil caso neste ano. No Rio Grande do Norte chega a 35% segundo dados da Liga Norte-riograndense Contra o Câncer.

A assessora pedagógica do Departamento do Ensino Fundamental da SME, Katia Pereira, as escolas terão grande participação na campanha para criar posturas assertivas quanto à exposição solar. "A escola torna-se espaço relevante porque esse assunto transversaliza todas as áreas de conhecimento. A escola entra como espaço corresponsável para a formação integral buscando oportunizar espaços de discussão, onde a promoção da saúde seja discutida. Temos o programa Saúde na Escola e, dentro da rede, a gente percebe o quanto é importante debater esta temática e trabalhar a prevenção numa cidade com alto índice de radiação solar", enfatizou.

***Assista a reunião da Frente Parlamentar pelo canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=W-a4HNCfhsk

Fotos: Verônica Macedo