01/12/2017 Câmara celebra 100 anos da 24ª Circunscrição de Serviço Militar

Nesta quinta-feira (30), a Câmara Municipal de Natal destacou, por iniciativa do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), o centenário de fundação da 24ª Circunscrição de Serviço Militar, com sede na Ribeira. Participaram do ato solene, realizado nas dependências da CSM, autoridades civis e militares, que testemunharam a entrega para a instituição homenageada do diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

A 24ª CSM foi criada em 02 de janeiro de 1918, oriunda da Junta de Recrutamento e Sorteio de Natal de 1908, com o nome de 6ª Circunscrição de Recrutamento (CR), tendo posteriormente sido nomeada 15ª, 16ª e 24ª CR. Em 1966, tomou a atual designação de 24ª Circunscrição de Serviço Militar. Ocupou, inicialmente, o quartel do 40º BC e mudou de endereço mais oito vezes, até estabelecer-se no atual aquartelamento.

"Hoje o Legislativo natalense presta homenagem aos 100 anos de história de um dos órgãos militares mais antigos do Rio Grande do Norte. Trata-se da entidade que recruta jovens para o serviço militar, portanto, o sonho de servir a pátria muitas vezes começa aqui. É a guardiã da soberania nacional, sendo uma referência do bairro histórico da Ribeira, de tantas tradições", comemorou o vereador Ubaldo Fernandes.

Coronel Reis, que comandou a instituição durante o Biênio 2005-2006, ressaltou a importância da organização militar. "A relevância desse trabalho se acentua quando lembramos que o serviço militar é o primeiro contato do indivíduo, ao completar 18 anos, com as Forças Armadas. Essa é a missão primordial da CSM: ser a porta de entrada da juventude, com seus sonhos, idealismos e aspirações", disse o Coronel, que atualmente é assessor parlamentar do Exército Brasileiro.

Por sua vez, o Coronel André Cunha, atual comandante, falou que durante 100 anos a instituição trabalhou com a coordenação do recrutamento e mobilização dos jovens potiguares. "Gerações passaram pelo crivo da nossa equipe. Para se ter uma noção, cerca de 25 mil jovens são pré-selecionados todos os anos no estado; cerca de 1 mil permanecem para o serviço militar obrigatório. Então, a distinção concedida pela Câmara de Natal muito nos honra".

Fotos: Verônica Macedo