08/12/2017 Câmara celebra Dia Internacional dos Direitos Humanos com entrega de prêmios

A Câmara Municipal de Natal realizou, na manhã desta sexta-feira (8), uma audiência pública em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que é comemorado no próximo dia 10 de dezembro. Durante o encontro, foram entregues os prêmios Estadual de Direitos Humanos Emmanuel Bezerra dos Santos e de Jornalístico de Direitos Humanos.

A proposição da sessão foi uma iniciativa conjunta dos mandatos dos vereadores Natália Bonavides e Fernando Lucena, ambos do PT, com o Centro de Defesa Direitos Humanos e Memória Popular. A parlamentar, que presidiu a sessão, destacou o papel dos homenageados e a importância da data. "No dia 10 de dezembro, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa aniversário. Essa atividade para marcar a comemoração dessa data, nesses tempos que barbárie e de avanço do fascismo, é mais importante do que nunca. Hoje homenageamos pessoas importantes que tem uma vida dedicada à militância em prol dos direitos humanos", contou.

O vereador Fernando Lucena aproveitou o tema do Conselho para criticar as mudanças propostas pelo Governo Federal e para elogiar o mandato da senadora petista. "No momento em que você tem um Governo que corta R$ 2 milhões de Bolsa Família, que tem uma lei trabalhista que retira direitos dos trabalhadores, o entreguismo do patrimônio público, a lei da terceirização, a precarização dos serviços e a conta sendo paga pelo pobre, qualquer pessoa que esteja nessa luta, como é o caso da senadora Fátima, para impedir que esses crimes sejam postos em prática merece o reconhecimento", disse.

A senadora Fátima Bezerra (PT) recebeu o XXI Prêmio Estadual de Direitos Humanos em reconhecimento ao trabalho do mandato prol dos direitos dos cidadãos brasileiros no Senado Federal. "Me sinto muito honrada, afinal de contas, vou ser agraciada pela segunda vez com o prêmio de defesa dos direitos humanos. Quero, inclusive, parabenizar o Centro de Defesa Direitos Humanos e Memória Popular pelo tema que escolheu dando destaque exatamente àqueles que participaram ativamente pela defesa da democracia e de um projeto de Brasil e pela luta incansável de trazer a democracia de volta", elogiou.

A jornalista Jana Sá, responsável pela comunicação da Frente Brasil Popular, recebeu o XXI Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos pelo trabalho da Frente na luta pela valorização da democracia no Brasil e lembrou da história da família. "Eu fico muito feliz com o recebimento desse prêmio. É um prêmio jornalístico deve ser compartilhado entre os colegas de profissão que trabalham e lutam pela liberdade de uma forma mais ampla e pelo valor de cada pessoa humana. fico feliz também por ter meu caminho respaldado dentro de casa, pelo meu pai e pela minha mãe, na luta pelos direitos humanos", referenciou.

O advogado Marcos Dionísio Medeiros Caldas, mais conhecido como "Mosquito", recebeu uma homenagem póstuma pela vida de trabalho na luta pela defesa dos direitos humanos. O presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos (Coedhuci) destacou a honra do órgão em poder prestar a homenagem. "Falar de Mosquito e poder homenageá-lo, pra mim, é uma honra. É uma oportunidade de trazer a tona tudo aquilo que a gente conversava e lutava. Pra mim, a maior homenagem que a gente pode fazer é concretizar aqueles sonhos que ele sempre trouxe a tona em suas palavras sempre belas, as vezes firmes, mas sempre de olho nos direitos de todos", discorreu.

Texto: Marcius Valerius

Fotos: Marcelo Barroso