14/12/2017 Câmara concede cidadania natalense ao comandante do Esquadrão Gavião da FAB

O comandante do Esquadrão Gavião, 1º do 11º Grupo de Aviação, tenente-coronel aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro, foi agraciado com o título de cidadão natalense, a maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Natal, nesta quinta-feira (14). O título foi entregue em cerimônia realizada no auditório do comando do esquadrão, na Base Aérea de Natal, com a presença de membros da corporação e de autoridades militares e civis.

Natural do Rio de Janeiro, o militar de 44 anos ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1994 e, há dois anos, coordena a unidade aérea responsável pela formação dos novos pilotos de helicópteros, também conhecidos como aeronaves de asas rotativas. Além de pilotos, o Esquadrão Gavião forma mecânicos de helicópteros e atua em missões de busca e salvamento (SAR). Criado em 1967, o Centro de Instrução e Emprego de Helicópteros (CIEH), teve início na cidade do Guarujá/SP. Em 2006, o "Gavião" foi transferido para a Base Aérea de Natal, onde permanece atuando até hoje. No momento, conta com um efetivo de 121 militares, contando com os estagiários.

Reconhecido pela ética a valores militares, o militar, que já pertenceu à esquadrilha de fumaça, ressaltou a importância do título concedido pelo legislativo municipal. "É uma honra e um orgulho muito grande pertencer à sociedade que tanto acolheu a mim e à minha família de forma harmônica, mostrando uma união incomparável e um bem-estar. Então, hoje, eu fico muito feliz de ser escolhido natalense. É uma alegria muito grande", externou o novo cidadão natalense. Ele  destacou, também, que leva saudades, amigos e, principalmente, vontade de voltar a Natal, porque, em janeiro de 2018, ele irá trabalhar no gabinete do comandante da Aeronáutica.

Franklin Capistrano, vereador decano da Câmara e propositor do título, destacou que o tenente-coronel Alexandre prestou importantes e renomados serviços à comunidade de Natal. Ele falou ainda sobre a importância da FAB para a capital potiguar. "A Aeronáutica surgiu com a cidade do Natal. Na época em que a Base Aérea de Parnamirim foi construída pelos americanos, durante a Segunda Guerra, aqui era Natal. A Base teve grande influência nos costumes, hábitos e cultura dos natalenses. Esta cidade sempre reconheceu e homenageou as instituições que aqui estão, como também, aqueles que vieram para cá e deixaram um trabalho realizado", pontuou.

Para o brigadeiro do ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, que assumiu no dia 12 de dezembro deste ano o comando da Ala 10, a honraria concedida ao homenageado foi merecida. "O tenente-coronel Alexandre é uma pessoa extremamente competente, bastante dinâmica e que teve uma integração muito grande com a sociedade local, não só no ciclo de Natal e Parnamirim, mas em todo o Rio Grande do Norte. E tamanha é a sua capacidade que está sendo indicado para servir junto ao gabinete do Comandante da Aeronáutica. Ele é uma pessoa agradável, de bom caráter e que com certeza, vai levar isso pelo resto da vida no coração", comentou.

O brigadeiro falou, ainda, sobre o reconhecimento da população pela FAB. "Nos locais que a gente passa, as  homenagens mostram não só a integração com a sociedade civil, afinal nós também somos cidadão, às vezes do país inteiro, já que estamos em todas as regiões. Esse tipo de representação é muito importante para nós da Força Aérea", externou.

Texto: Adriana Macêdo e Marcius Valerius
Fotos: Verônica Macedo