14/12/2017 Comissão de Cultura aprova Projeto que institui “Empresa Amiga da Cultura”

Em sua última reunião do ano, a Comissão de Cultura aprovou, nesta quinta-feira (14), oito Projetos de Lei. O vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), presidente da Comissão, falou sobre os trabalhos realizados em 2017 em prol da cultura municipal.

“A Comissão de Cultura é uma Comissão nova, foi desmembrada da de Educação e Desporto, e desenvolveu no ano de 2017 um trabalho bastante atuante, através da aprovação de Projetos de Lei importantes, da aprovação do Plano Municipal de Cultura, um importante instrumento que vai guiar e incentivar os projetos culturais da cidade, analisamos a situação do Teatro Sandoval Vanderley, portanto foi um ano de muito trabalho em prol da cultura da cidade do Natal”, disse o vereador.

Dentre os Projetos aprovados na reunião está o 100/2017 da vereadora Ana Paula (PSDC) que institui o título Empresa Amiga da Cultura. “É uma Projeto de Lei que contempla empresas privadas do município que incentivem ações e projetos culturais”, afirmou Ubaldo Fernandes. O prêmio será concedido de acordo com a quantidade, qualidade e área de influência das ações promovidas pelas empresas.

Também foi aprovado o Projeto 176/2017 da vereadora Eudiane Macedo (SD) que dispõe sobre o auxílio financeiro para quadrilhas juninas de Natal. “Eu, como quadrilheira junina, sei das dificuldades dos movimentos juninos que cada vez mais estão se extinguindo por falta de incentivo. Portanto, o Projeto vai contemplar os grupos juninos que comprovem a existência por pelo menos dois anos e que tenham a documentação regulamentada. Nosso Projeto não é um Projeto vazio que vai utilizar dinheiro público sem regras pré-estabelecidas”, explicou Eudiane Macedo.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso