19/03/2018 Comissão constata referência da UBS São João na vacinação contra a febre amarela

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de  Natal visitou, na tarde desta segunda-feira (19), realizou uma vistoria na Unidade Básica de Saúde (UBS) São João, de Lagoa Seca, para analisar a situação do posto de saúde, que é referência na vacinação contra a febre amarela.

Os vereadores Fernando Lucena, Franklin Capistrano e Carla Dickson elogiaram a estrutura e puderam constatar a referência. Franklin elogiou o trabalho da equipe da UBS e a gestão da diretora Ana Lúcia Monteiro. "Havia a preocupação de faltar vacina para a febre amarela. Nós, hoje, sentimos na pele toda a preocupação da população que precisa da vacina. Mas para nossa surpresa, uma agradável surpresa, a UBS São João é uma unidade bem equipada e bem preparada para a vacina", externou.

Lucena, que preside a Comissão, convidou a população que possui viagem marcada para os locais considerados áreas de risco para tomarem a vacina na UBS. "Á gente anda pelos postos de saúde e vê cada situação ruim. Mas hoje a gente vê que nem tudo está perdido. Uma unidade dessas com todos os serviços funcionando. Então nós chamamos atenção para a febre amarela para que as pessoas busquem o posto São João para tomar sua vacina e não trazer para cá o vírus da febre amarela", observou.

A diretora da unidade, Ana Lúcia Monteiro, contou que unidade sempre procura trabalhar para manter o estoque das vacinas atualizados. "Nós temos todas as vacinas. É uma questão que a gente não deixa faltar, até pela estrutura que oferecemos com estacionamento e pela grande quantidade de pessoas que atendemos. Por dia, são aproximadamente 200 vacinas, lembrando que muitas vezes uma criança toma duas, três ou quatro vacinas", explicou.

A UBS São João oferece os atendimentos médicos de clínica geral, pediatria e ginecologia. Ela também é considerada referência nos testes do olhinho e teste do pezinho. Por mês são atendidas aproximadamente 500 pessoas de todas as regiões de Natal.

Consultório na Rua

A vereadora Carla Dickson externou a felicidade em ver a vacinação sendo aplicada a toda a população, mas disse destacou que a UBS São João é uma das poucas de Natal que mantém o programa Consultório na Rua. "O intuito da visita hoje foi colher informações sobre febre amarela. A febre amarela a gente sabe que está uma epidemia, mas existem regras. As pessoas que estiverem com passagens para as áreas de risco e os idosos com autorização médica é que podem fazer. E aqui a vacina não está faltando. Mas o que me deixou realmente feliz foi saber que aqui eles têm o programa Consultório na Rua, em que profissionais da área de saúde, médicos, enfermeiros e assistentes sociais saem nas ruas atendendo e dando dignidade às pessoas moradoras de rua. Ganhei o dia com essa notícia", externou.

Texto: Marcius Valerius
Fotos: Elpídio Júnior