20/03/2018 Alunos recebem orientação para combater a violência contra a mulher

A Frente Parlamentar da Mulher esteve, na tarde desta terça-feira (20), promovendo uma palestra para os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro de viveiros, sobre as leis Maria da Penha e do Feminicídio, bem como a desconstrução do pensamento machista para conscientizar os jovens sobre o problema da violência contra a mulher.

A palestra idealizada pela Frente contou com a participação de psicólogas da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul). A vereadora Eudiane Macedo, que preside a Frente, destacou a importância do trabalho para que os jovens se tornem agentes multiplicadores dentro de suas famílias e se tornem, no futuro, adultos mais conscientes. "A Frente Parlamentar vem até o povo. As vezes eles não tem condições de ir à Câmara, então a Câmara vem até o povo. Hoje estamos na Escola Estadual Paulo Pinheiro para falar sobre esses temas, porque tudo começa através da criança em parceria. Então viemos para dentro das escolas para formar as crianças cidadãs", contou.

De acordo com os dados do Mapa da Violência Doméstica, Natal é a cidade que apresenta os maiores índices de violência doméstica do Brasil. E, em todo o país, os dados também são alarmantes. São registrados um estupro a cada 11 minutos, uma mulher assassinada a cada duas horas e uma mulher espancada a cada 15 minutos.

A psicóloga Rocelly Cunha, assessora técnica da Semul, disse que é importante trazer o tema para os jovens para que eles possam refletir sobre ele. "A Semul se preocupa muito em como se constrói a igualdade entre os sexos. A gente veio trabalhar exatamente como se constrói os papéis dos homens e das mulheres e a violência que acontece diariamente na nossa cidade, mas que vem desde a escola. Vimos recentemente o caso de uma mulher que foi assassinada com 14 facas, mas este é o final de uma violência que se inicia desde a infância, por isso a importância de se discutir o tema nas escolas", frisou.

A própria aluna Beatriz Amável já foi vítima de violência dentro do transporte público. Ela conto que a própria mãe também sofreu. "É muito importante esse tema. Minha mãe já sofreu por muito e, graças a Deus, conseguiu se livrar. Já aconteceu comigo no ano passado dentro do ônibus. É muita mulher que não é ouvida, que não procura saber e que sente vergonha de quando é vítima. Bem informada, a gente sabe o que fazer, a gente sabe como agir", destacou.

A vice-diretora da escola Viviane Félix lembrou que a escola está inserida em um contexto de vulnerabilidade social e que cotidianamente enfrenta relatos de casos de violência doméstica. Ela acredita que essa iniciativa da Frente Parlamentar vai ajudar no desenvolvimento dos alunos como cidadãos. "A gente está numa comunidade bastante carente, que tem esses altos índices de violência e a gente precisa mostrar a esses meninos que pode ser diferente. A gente precisa mostrar a esses meninos que eles podem mudar a atitude na frente das meninas. Essas palestras conscientizam e transformam os alunos em agentes multiplicadores, por isso elas são tão importantes", concluiu.

A Frente Parlamentar da Mulher tem como função levar informações sobre a Lei Maria da Penha, tipos de violência e a desconstrução da cultura machista que termina por alimentar a prática da violência contra as mulheres. O primeiro encontro aconteceu na Escola Municipal Myriam Coeli com palestra da defensora pública Ana Lúcia Raymundo.

Texto: Marcius Valerius
Fotos: Verônica Macedo