24/04/2018 Segurança e saúde do trabalhador é tema de audiência na Câmara

Nesta segunda-feira (23), a Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública sobre o Abril Verde, movimento que promove encontros, palestras e debates em referência à segurança e saúde do trabalhador. O debate, mediado pelo vereador Sandro Pimentel (Psol), foi promovido pela Comissão de Planejamento, e contou com a presença do Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, INSS e UFRN, além de entidades sindicais e e movimentos sociais organizados.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Sandro Pimentel informou que o Brasil é o quarto país do mundo com mais casos de acidente laboral, sendo 700 mil todos os anos. Segundo ele, a falta de equipamentos de segurança, ambiente de trabalho insalubres, falta de atenção e exaustão constituem as principais causas de acidentes no ambiente de trabalho. "A economia também sente os impactos da ausência de garantias de segurança para os trabalhadores, os afastamentos por conta de acidentes laborais somam R$ 22 bilhões todos os anos em indenizações", explicou.

“Precisamos entender que um trabalhador morrer em atividade é algo inaceitável, se olharmos as estatísticas também vamos perceber que a maioria dos acidentes acontecem com trabalhadores pobres, submetidos a grande pressão e pouca segurança no ambiente laboral. Também contribui para esse cenário, a falta de consciência de setores do empresariado que enxergam segurança no trabalho como um gasto, não um investimento”, acrescentou o parlamentar.

Entre 2012 e 2016, aconteceram 3,5 milhões de acidentes no ambiente de trabalho no Brasil. O índice de mortes em ambiente de trabalho no país também é alto, foram 13,3 mil mortes durante o mesmo período. As principais vítimas são os operários da construção civil e caminhoneiros.

Luis Fabiano Pereira, procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, disse que é importante chamar a atenção para a necessidade de discutir as causas dos elevados números de acidentes e doenças do trabalho. "Trata-se de um quadro dramático para profissionais de diversos ramos de atuação e um imenso prejuízo para a saúde financeira do país. Portanto, concentramos esforços neste mês, haja vista que o tema exige soluções adequadas e urgentes".

O engenheiro de Segurança do Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcel da Costa Amorim, afirmou que o mês de abril é dedicado à promoção da segurança nos ambientes de trabalho. "Os acidentes de trabalho influenciam diretamente na produtividade das empresas, além de interferir no bem-estar das famílias dos trabalhadores, O governo federal também sai perdendo, uma vez que o INSS tem que custear o tratamento do profissional acidentado. Como se vê, todo mundo fica prejudicado. E a única saída é a prevenção, por exemplo: mais efetividade dos programas de segurança e saúde que a legislação obriga, mas muitas empresas não cumprem", destacou.

De acordo com o coordenador-geral do Sindicato Intermunicipal dos Vigilantes do RN (SINDSEGUR), Pablo Henrique Lima de Araújo, falou que o estresse é a principal causa das doenças enfrentadas pelos trabalhadores do seu setor. "Muitos apresentam transtornos como a ansiedade e a maioria das empresas não oferece apoio psicológico nem estrutura de segurança. Em tempo: ambiente de trabalho salutar é fundamental para o bom exercício da profissão".

Fotos: Elpídio Júnior