24/04/2018 Comissão de Turismo debate situação do Hotel Reis Magos

A Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal recebeu, na reunião desta terça-feira (24), o secretário de Tributação de Natal, Ludenilson Lopes, que apresentou a situação fiscal perante a Prefeitura da empresa proprietária do prédio no qual funcionou o Hotel Reis Magos. Na ocasião, também foi debatido o destino do espaço, parado há anos.

"Existe um débito da empresa Hotéis Pernambuco SA com junto à municipalidade, todavia, o valor da dívida é moderado. Acontece que temos uma divergência com a instituição proprietária porque ela considera o prédio ruínas e a Prefeitura não avalia dessa forma. Há outros processos dessa natureza na administração tributária. Como está no âmbito do Judiciário, vamos esperar a decisão dos tribunais para nos posicionar", esclareceu Ludenilson.

Falando pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e da Cidadania, Ricardo Cobra disse que a audiência é importante para mostrar ao Poder Público a urgência de uma solução para a situação de um espaço que está abandonado e em processo de deterioração. "Defendemos a revitalização do prédio pelo seu perfil histórico, objetivo que pode ser alcançado com um pouco mais de vontade política".

O presidente da Comissão de Turismo, vereador Paulinho Freire, falou sobre a necessidade de decidir o destino da área ocupada pelo antigo Hotel Reis Magos. "Existe essa questão fiscal que deve ser resolvida entre e empresa e a Prefeitura. Mas precisamos ir além e pensar no futuro daquela região da cidade, que carece de uma revitalização. No momento o prédio em questão virou um local de acúmulo de lixo e comercialização de drogas. Isso muito ruim para a cidade", defendeu o parlamentar.

Por sua vez, o vereador Felipe Alves afirmou que o passado do hotel não pode travar o desenvolvimento do município. "Sou favorável a uma nova função para aquela área. Faz-se necessário vislumbrar a capital no século XXI e encarar os novos tempos", pontuou. "Vamos ampliar o debate acerca do tema e procurar saber do prefeito Alvaro Dias, que acabou de assumir a gestão da cidade, o que ele pensa sobre isso para definirmos os próximos passos", concluiu.

Fotos: Elpídio Júnior