28/04/2018 Profissionais da Contabilidade são homenageados na Câmara Municipal de Natal

"A Ética é um princípio fundamental para o contador, que tem uma postura séria e que faça o seu trabalho com convicção e isenção". Essa frase foi dita pelo presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa, durante uma sessão solene em homenagem ao Dia do Contabilista (celebrado no dia 25 de abril). A solenidade foi realizada nesta sexta-feira (27), no plenário da Casa, e contou com a presença de destacadas personalidades da classe contábil potiguar, que foram agraciadas com a Comenda Ulisses de Góis pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Em seu discurso, o presidente Raniere Barbosa ressaltou a importância do contabilista no dia a dia de cada cidadão. "Nas médias, pequenas, grandes e microempresas é o contador que diz, que orienta, que passa os dados, para que possamos ter uma radiografia, uma fotografia da empresa. Já na Administração Pública, este profissional dispõe dos ingredientes essenciais para auxiliar os gestores na utilização eficiente dos recursos. E quanto à transparência, as informações integradas e organizadas pela contabilidade são matérias-primas para que os portais de transparência cumpram sua missão: instrumentalizar o controle social", pontuou.

"Hoje, no Brasil, há cerca de 500 mil profissionais que atuam na contabilidade. Eles representam uma profissão cada vez mais moderna, atualizada com as necessidades do mundo contemporâneo e capaz de responder às pessoas e às demandas da economia brasileira em escala crescente. No Rio Grande do Norte, profissionais de alta capacidade técnica coloca o segmento em destaque nacional", completou Raniere.

O ato solene também homenageou o Conselho Regional de Contabilidade do RN pelos seus 70 anos de história. "Trata-se de uma grande noite para o nosso meio profissional porque destaca o trabalho do contabilista perante a população. A homenagem ganha ainda mais significado por ser de iniciativa da Câmara Municipal de Natal, instituição que representa o povo natalense", afirmou o presidente do CRC/RN, Luzenilson Moreira da Silva.

De acordo com o secretário de Tributação de Natal, Ludenilson Lopes, o contabilista é um profissional indispensável na estrutura das empresas instituições, porque presta um serviço de qualidade única pra o desenvolvimento do País. "Presente em todos os segmentos da atividade econômica, seja no setor público, na iniciativa privada ou mesmo no terceiro setor, ele é indispensável em qualquer empreendimento, atuando junto à esfera de gestão e prestando assessoramento técnico para a tomada de decisão".

Sâmia Bastos, presidente da Junta Comercial (Jucern), falou que a contabilidade busca por harmonia e equilíbrio nas instituições. "A transparência passa muito pela ação dos profissionais da contabilidade", frisou. Segundo ela, a classe é necessária e importante para o contexto administrativo. "Trabalhamos em parceria com os contabilistas e sabemos que essa profissão constitui uma poderosa ferramenta de gestão. Estão todos de parabéns!", concluiu.

Sobre a data

O Dia do Bacharel em Ciências Contábeis é comemorado a partir do Dia 22 de setembro de 1945, data que foi criado o Curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais, através do Decreto-lei nº 7.988, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

O Dia do Contabilista é celebrado no dia 25 de abril. Entretanto, a partir de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou que o dia fosse chamado de Dia do Profissional da Contabilidade.

A escolha do dia 25 de abril como Dia do Contabilista foi criada em 1926, no mesmo dia em que o Senador João Lyra foi homenageado como o patrono dos contabilistas, já que foi ele que instituiu a data. Um detalhe marcante da vida de Lyra foi ter sido eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros em dezembro de 1925.

A data foi oficialmente aplicada ao calendário brasileiro apenas em 1979, através da Lei Estadual nº 1.989.

Contabilista e contador são duas palavras diferentes, embora na lei não exista uniformidade sobre os conceitos. De todo modo, o Dia o Contador é comemorado em 22 de setembro.

Fotos: Verônica Macedo