15/06/2018 Vigilantes recebem homenagem da Câmara Municipal pelo seu dia

Proposta pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL), foi realizada na noite desta quinta-feira (14) na Câmara Municipal de Natal uma solenidade em homenagem ao Dia do Vigilante, comemorado nacionalmente no dia 20 de junho. Na cerimônia, o trabalho da categoria foi reconhecido com a entrega de diploma meritório a alguns destes profissionais que se destacaram no seu ofício.

É o segundo ano que a cerimônia alusiva acontece na Câmara, proposta pelo vereador Sandro Pimentel, que também é vigilante. "A gente fica muito à vontade e feliz em propor homenagens como essa. São profissionais que se doam e que põem suas vidas em risco. Participamos das lutas dessa categoria, aprovamos algumas legislações ligadas a eles e é mais que oportuno que esta Casa reconheça o trabalho deles", declarou Pimentel, também autor da lei que instituiu o dia 20 de junho como Dia Municipal do Vigilantes, alinhando assim com a data nacional.

Da solenidade participaram entidades que representam a categoria, como o sindicato (SindSegur) e a Confederação Nacional dos Vigilantes. Iran Marcolino, um dos mais antigos vigilantes do estado e representante da Confederação fez um breve histórico da legalização da profissão que existe há 35 anos no Brasil. "O que vemos desde então é o crescimento da nossa atividade, num trabalho exaustivo, mas que precisa estar fazendo reciclagem a cada dois anos, tendo sempre comprovada a nossa honestidade enquanto cidadão para podermos atuar nessa profissão. Somos vigilantes com orgulho. Não somos policiais, mas prestamos um serviço de segurança importante à sociedade", disse.

O presidente do SindSegur, Pablo Henrique Lima, agradeceu em nome da categoria e convocou os vigilantes a se unirem para se fortalecerem. O Dia do Vigilante é comemorado anualmente em 20 de junho. Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que se dedicam a proteger e vigiar propriedades públicas e privadas, com o intuito de evitar vandalizações e garantir a segurança do ambiente.

Na sessão, além de Pablo, receberam o diploma do Mérito Legislativo pelos serviços prestados à cidade do Natal, em especial á segurança privada: Márcio da Silva Lucena, Amadeus Oliveira Dantas, Allan Cardeck Soares, Rodrigo Fernandes de Moura,  Valtecy Ferreira da Silva, Ricardo Silvestre dos Santos, Josenildo nascimento da Silva, Luiz Carlos Filho, Alex Janes Bento, Reginaldo da Cruz Silva, José Eudes Diniz,  Kleiber do nascimento Lucas, Agrício Enedino Gomes, Alderi Araújo Toscano, Gerson Gomes de Lima, Medson Messias Costa, Rosemary Valquíria Alcântara, Alexandre Bispo.

***Assista a solenidade pelo canal da TV Câmara/Natal: https://www.youtube.com/watch?v=j3M0lxTm2U8

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Verônica Macedo