15/06/2018 CMN vai realizar capacitação sobre modernização e informatização das Câmaras

A partir da próxima segunda-feira (18) a Câmara Municipal de Natal, por meio do Programa Interlegis, vai capacitar cerca de 50 servidores e técnicos das câmaras municipais para informatizar o processo legislativo nas suas respectivas casas parlamentares. O curso  será realizado na Faculdade Maurício de Nassau. Já no dia 21 ocorre o Encontro Regional Interlegis, que vai reunir servidores, gestores e parlamentares das diferentes esferas, na Escola de Governo do Estado, no Centro Administrativo, em palestras e debates sobre capacitação, modernização do legislativo e eleições.

O Programa Interlegis é executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, e o evento será realizado também em parceria com a Federação da Câmaras Municipais,(Fecam/RN). Entre os dias 18 e 20 o Interlegis vai habilitar os participantes para o sistema de computação SAPL 3.1, sistema de apoio ao legislativo, que já é utilizado pelo Senado, desburocratizando e agilizando o trâmite dos processos internos.

Pelo sistema, é possível agilizar desde a inserção de dados sobre a tramitação de propostas até a organização e acompanhamento de plenárias, incluindo utilização de painel eletrônico. As inscrições foram realizadas antecipadamente pelo site da Interlegis.

Após a conclusão do curso, no dia 21, o Encontro Regional Interlegis vai reunir parlamentares e servidores em palestras e debates. A abertura, prevista para as 9h30min, contará com a presença do Senador Garibaldi Alves (MDB); Presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa (Avante); e o Diretor-Executivo do Instituto Legislativo, Helder Rebouças. Na sequência ocorrem palestras com os temas "O ILB e a Modernização do Legislativo", "Capacitação no Legislativo", "Eleições 2018 e suas disciplinas legais", encerrando às 12h15min. As inscrições para o encontro podem ser realizadas na página www.interlegis.leg.br ou presencialmente às 8h30min, quando inicia o credenciamento, antes da abertura do evento.

Foto: Divulgação Interlegis