03/07/2018 Entrega da Comenda Marinho Chagas exalta esporte potiguar na CMN

Com entrega da  Comenda do Mérito Desportista Marinho Chagas, a Câmara Municipal de Natal homenageou na noite desta terça-feira (3)  atletas, torcedores, presidentes e diretores de clubes e entidades esportivas que que se destacaram no Rio Grande do Norte. As homenagens ocorreram em solenidade proposta pelo vereador Ubaldo Fernandes (PTC), que também é autor da proposição da comenda, e subscrita pelo vereador Preto Aquino (PATRIOTAS).

O vereador explicou que a comenda com o nome de Marinho Chagas faz com que as novas gerações se lembrem da contribuição e história do jogador potiguar. "A comenda foi criada para resgatar a história de Marinho Chagas na vida do futebol brasileiro. Com isso vamos homenagear as personalidades que se destacam no nosso esporte. Temos hoje presidentes e ex-presidentes, torcedores e atletas de várias modalidades sendo homenageados, numa noite de exaltação ao nosso esporte", explicou o parlamentar.

O ex-jogador de futebol Francisco das Chagas Marinho, foi um dos maiores expoentes do esporte no Brasil. O potiguar destacou-se como lateral esquerdo na Copa do Mundo de 1974 jogando pela seleção brasileira e foi eleito pela crônica esportiva o melhor em sua posição na competição. Ele começou a carreira nos campos de várzea do Riachuelo e passou por times do Brasil e exterior, jogando ou ensinando futebol. Apelidado de "A Bruxa", ou simplesmente "Bruxa", faleceu em 1 de junho de 2014, aos 62 anos.

A esposa de Marinho,  Patricia de Freitas, recebeu a comenda em homenagem póstuma ao esposo. "Ficamos felizes e sabemos que é uma homenagem merecida. A cada quatro anos, em época de copa, o nome dele é relembrado no estado. Tenho muito orgulho de ter feito parte da vida de Marinho e ver que sua memória ficará eternizada com essa comenda", declarou.

O lutador de MMA Patrício Freire, conhecido como "Patrício Pitibull" foi um dos homenageados e destacou a importância de valorizar os esportistas. "Quando o reconhecimento vem a nível municipal ou estadual evidencia que o esporte pode construir carreiras e salvar muitas vidas", disse o bicampeão no Bellator MMA. A presidente da Federação de Atletismo do RN, Magnólia Figueiredo também enfatizou que o reconhecimento público é importante para estimular novos atletas. "O reconhecimento é importante porque é um momento que a gente se apresenta para outros atletas que podem ver que é possível chegar longe e representar bem nosso estado. Isso estimula novas gerações porque temos muitos atletas talentosos, mas há grande dificuldade de enviarmos para as competições", destacou a ex-atleta olímpica.

O vereador Ubaldo Fernandes indicou para serem condecorados com a comenda: Maria Cristina Marinho, Erinaldo Rafael, José Rocha, Judas Tadeu, Alberi Ferreira,Clóvis Gomes Filho,  Magnólia Figueiredo, Sérgio Poty, Sérgio Fraiman e Edmo Sinedino. Outros 17 vereadores também indicaram seus homenageados:

• Ricardo Tavares indicado pela vereadora Ana paula (PSDC)
  • Severino Machado indicado pelo vereador Aroldo Alves (PSDB)
  • Clenilson Lima (in memorian)  indicado pelo vereador  Ary Gomes (PDT)
  • Joan dos Santos  indicado pela vereadora  Carla Dickson (PROS)
  • Juscelino Nunes  indicado pelo vereador  Dickson Júnior (PSDB)
  • André Álvaro  indicado pelo vereador  Dinarte Torres (PMB)
  • José Augusto Bezerra (In Memorian)  indicado pela vereadora  Eleika Bezerra (PSL)
  • José Erickson (Bebeto)  indicado pela vereadora  Eudiane Macedo (PTC)
  • Oliveiro Gomes  indicado pelo vereador  Felipe Alves (MDB)
  • Núcleo de Amparo ao Menor (NAM)  indicado pelo vereador  Franklin Capistrano (PSB)
  • Danilo Menezes  indicado pela vereadora  Júlia Arruda (PDT)