09/01/2017 CMN prestigia procissão do Dia de Santos Reis

Um dos feriados mais tradicionais da capital potiguar, o Dia de Santos Reis, foi prestigiado na tarde desta sexta-feira (6) pela Câmara Municipal de Natal. O presidente do poder legislativo, vereador Raniere Barbosa (PDT), esteve no local acompanhando a procissão. Os vereadores Ubaldo Fernandes (PMDB), Robson Carvalho (PMB), Felipe Alves (PMDB), Preto Aquino (PEN), Franklin Capistrano (PSB) e o senador Garibaldi Alves; além de fiéis e populares, participaram também da caminhada. A procissão saiu da Igreja Matriz do bairro de Santos Reis, a paróquia Sagrada Família, e teve o desfecho também na paróquia, onde o Monsenhor Jaime celebrou a missa de encerramento.

Para o vereador Raniere Barbosa todos os eventos religiosos são de grande valia para a Câmara. "Como somos representantes do povo qualquer manifestação religiosa, independente da crença, é o nosso dever estar presente. Neste feriado estou muito feliz de estar aqui ouvindo a palavra de Deus", destacou o parlamentar.

José Nilson, morador do bairro de Santos Reis, frequenta a celebração há mais de 10 anos. "É uma benção poder acompanhar essa linda procissão. Toda a minha família está aqui e com certeza no próximo ano marcaremos presença", disse o fiel.

A data marca para os católicos o dia para a veneração aos Reis Magos, que na tradição surgida no século VIII, converteu os santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios. Em várias partes do mundo, há festas e celebrações em honra aos Magos. Com o nome de Festa de Santos Reis há importantes manifestações culturais e folclóricas no Brasil.