13/08/2019 Estudantes entregam a vereadores sugestões para melhorar mobilidade urbana

Desenvolver a participação da juventude na construção de políticas públicas. Foi esse o objetivo que levou alunos do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Educacional O Mestre (situada no Conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte) até a Câmara Municipal de Natal, nesta terça-feira (13), para entregar um documento com propostas na área de mobilidade urbana. Trata-se de uma carta aberta aos parlamentares que aponta os principais problemas identificados pelos estudantes no transporte público e privado na capital potiguar, além de sugestões para colaborar na formatação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

"Temos aqui um grupo de estudantes preocupados com questões coletivas e empenhados no exercício da cidadania, o que nos enche de satisfação. Isso mostra que acontece um processo de tomada de consciência nas pessoas da necessidade de participar ativamente da política. Agora, com a carta em mãos, vou passar uma cópia dela para os demais vereadores do Legislativo natalense para juntos encontrarmos caminhos de atender aos pleitos da comunidade escolar", destacou o presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB).

Segundo Beatriz Jota, professora de Química da escola, o encontro ajudou os alunos a conhecerem na prática as atribuições e funções do Poder Legislativo. "Eles sabem que os parlamentares são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. No entanto, o ato que protagonizaram hoje materializa tudo que aprenderam em sala de aula".

A aluna Júlia Bárbara dos Santos citou como principais deficiências a dificuldade no acesso aos pontos de ônibus, desconforto nos transportes coletivos e insegurança. "Elaboramos a carta pontuando as necessidades que observamos na nossa região e elencando propostas para a resolução de cada situação exposta", explicou ela. Por sua vez, Mário Rodrigues, aluno que também integrou a comissão, disse estar feliz com a receptividade dos vereadores. "Nos receberam com muito carinho e demonstraram interesse pelos temas que apresentamos", concluiu.

Foto: Verônica Macedo

Visita dos alunos da Escola Mestre a CMN