14/10/2019 Comissão de Saúde apresenta nota de repúdio contra fechamento de hospital

O fechamento do hospital estadual Dr. Ruy Pereira em Natal foi tema de discussão na tarde desta segunda-feira (14), durante a reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Os parlamentares criticaram a possibilidade de fechamento da estrutura hospitalar, que atualmente é referência no Rio Grande do Norte em cirurgias vasculares e tratamento de diabéticos. De acordo com o vereador Fernando Lucena (PT), que é presidente da Comissão, os argumentos apresentados não são suficientes.

“Será uma nota de repúdio contra o fechamento do hospital Ruy Pereira. Essa moção será levada nesta terça-feira para o plenário, para que não seja uma posição apenas da Comissão de Saúde, mas que seja da casa legislativa. Temos que acompanhar a situação do Ruy Pereira, a situação é difícil, os argumentos apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde não convencem ninguém, o argumento de que o hospital não possui um laudo do corpo de bombeiros, que se for pedido vai envolver Maria Alice, Walfredo Gurgel, Santa Catarina, todos os hospitais que estão há mais de dez anos na mesma situação. Além do mais serão mais de cem leitos a menos”, acrescentou Lucena.

Para o vereador Franklin Capistrano (PSB) a situação do Ruy Pereira e de outros hospitais poderia ser evitada, se houvesse um atendimento de qualidade no primeiro atendimento.

“A reunião de hoje foi a continuidade de outros encontros em que discutimos não só a situação da saúde no município de Natal, mas o futuro da saúde pública. Se fala muito no fechamento do Ruy Pereira, porém deve-se falar nos atendimentos nas unidades básicas de saúde e no Programa de Saúde da Família (PSF), porque se não se conter a quantidade de pacientes que chegam nessas unidades de ponta, porta de entrada, não vão faltar muitos e muitos pacientes nos hospitais. Você pode diminuir a quantidade de entradas nos hospitais de ponta se houvesse um bom atendimento na primeira porta de entrada”, destacou Franklin.

Próximo encontro

Durante a reunião, os vereadores também aprovaram que o ponto do próximo encontro da Comissão seja na Secretaria Municipal de Saúde. “Aprovamos hoje aqui que o próximo encontro seja com todos os diretores das UPAS, secretários, diretores de distritos, para que possam ser esclarecidos pontos apresentados durante a reunião hoje. São reclamações da população quanto à falta de medicamentos nas unidades de saúde. Então é importante esclarecer à sociedade o que de fato realmente está acontecendo em Natal”, explicou o vereador Preto Aquino (PATRIOTA).

Projetos

Também foram debatidos e discutidos diversos Projetos de Lei relacionados à saúde da população natalense. Ao todo, os vereadores aprovaram 7 projetos e designaram outros 18 para relatoria. Entre os Projetos aprovados está o de autoria da vereadora Carla Dickson (PROS), que trata de restrições quanto à forma de exposição e venda de veneno para ratos, bebidas alcóolicas e cigarros nos estabelecimentos comerciais da cidade. De autoria da vereadora Eleika Bezerra (PSL), foi aprovado o Projeto de Lei N° 33/19, que trata da criação do Programa de Prevenção aos Problemas de Audição na cidade, através de divulgação da política de prevenção e conscientização sobre os diversos problemas auditivos existentes.

Texto: Kehrle Junior

Fotos: Elpídio Júnior