02/12/2022 Comandante dos Fuzileiros Navais e presidente da Cruz Vermelha recebem cidadania

Nesta quinta-feira (1º), a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene para a entrega de Títulos de Cidadão Natalense ao comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais, capitão de fragata Rodrigo Rodrigues Fonseca, e ao presidente da Cruz Vermelha no Rio Grande do Norte, Kelyson de Lima Montenegro, ambos por proposição da vereadora Margarete Régia (PROS).

“Os homenageados de hoje são pessoas que fazem a sociedade natalense melhor com o trabalho deles. Kelyson à frente da Cruz Vermelha atua com importância incontestável na causa humanitária, e o comandante Rodrigo no Grupamento dos Fuzileiros Navais tem feito trabalhos sociais junto aos idosos e jovens carentes da comunidade da Guarita, além de ações cívico sociais em escolas e serviços de manutenção e reformas no abrigo Juvino Barreto”, contou e justificou a propositora dos títulos de cidadania, maior honraria concedida pelo Legislativo Municipal.

O capitão de fragata Rodrigo Rodrigues Fonseca é carioca e conta que é apaixonado pela capital potiguar desde a primeira passagem pela cidade em 2010, quando permaneceu por quatro anos. Ele lembra que a família se sentiu muito acolhida e não hesitou quando teve a oportunidade de voltar há dois anos. No comando do Grupamento de Fuzileiros Navais há quase um ano, ele dá sequência a trabalhos sociais que visam abrir o espaço militar à população carente do entorno. “Tenho grande admiração e me sinto acolhido por Natal. Aqui pretendo fixar residência com minha família quando estiver na reserva”, contou o homenageado.

Para o comandante do 3º Distrito Naval, maior autoridade da Marinha do Brasil em Natal, vice-almirante André Moraes Ferreira, a cidadania é um justo reconhecimento ao trabalho de integração que o capitão de fragata desenvolve e incentiva no Grupamento de Fuzileiros Navais. “O comandante Rodrigo é um homem de valor, um líder e um exemplo de militar”, testemunhou.

Já o empresário, bacharel em Direito e pedagogo Kelyson de Lima Montenegro é mossoroense e pertence a uma linhagem de voluntários da Cruz Vermelha. O avô e a mãe dele foram presidentes da entidade.  E o engajamento dele começou quando um desastre na região serrana do RN, acionou campanhas de arrecadação de alimentos de roupas, de água e de ajuda financeira. Kelyson tinha por volta de 20 anos de idade e desde então se envolveu com a causa e hoje está no segundo mandato como presidente da Cruz Vermelha no RN. “Estou emocionado e feliz”, agradeceu o homenageado.

A Cruz Vermelha chegou em Natal em 1942 e, desde 2010, já formou cerca de três mil voluntários, dos quais cerca de cem se mantem ativos atualmente.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo

Títulos de Cidadão Natalense ao Cap. Fragata Rodrigo Rodrigues Fonseca e o Sr. Kelyson de Lima Montenegro - 01/12/22