02/06/2023 Presidente da CMN homenageia quadrilheiros e abre festejos juninos de Natal

O Palácio Padre Miguelinho ganhou ares de arraiá nesta quinta-feira (1º), para a entrega da Comenda Quadrilheiro Marcilio Canário. Em sessão solene em homenagem ao movimento junino, o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome, proclamou a abertura oficial dos festejos de São João no Município.

“Estamos aqui para homenagear essas pessoas que mantém viva uma das mais belas tradições de nossa cidade”, disse o presidente, propositor da homenagem sobre os 39 homenageados e homenageadas da noite, entre os quais estavam dançarinos(as), costureiras, músicos, coreógrafos, atores e marcadores de quadrilha, entre outros personagens dos festejos juninos, inclusive o diretor financeiro da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Estado do Rio Grande do Norte, Alex Melo, chefe de cerimonial da CMN.

“Esse reconhecimento é muito importe para incentivar e agradecer a essas pessoas que não deixam morrer uma parte tão importante da nossa cultura”, reforçou Odinelha Targino, diretora do Departamento de Programas, Projetos e Eventos Culturais da Capitania das Artes, que representou o prefeito Álvaro Dias, durante a solenidade.

A Comenda Quadrilheiro Marcilio Canário foi criada, em 2016, em memória de Marcílio Canário de Brito, fundador do Arraiá Barauê, no bairro das Quintas (1981). Apontado como um revolucionário do movimento junino de Natal e do Rio Grande do Norte, a ele foi atribuída a criação das quadrilhas estilizadas, quando introduziu encenações e trocas de figurinos durante as apresentações. Canário faleceu em 2009 vítima de problemas cardíacos.

“Conheci Canário e receber esta Comenda que leva o nome dele é uma grande honra para qualquer quadrilheiro”, afirmou o produtor cultural Gilliard Allad, do Arraiá Padre Pina, de Mãe Luiza. Já Dona Marlene dos Santos, que desde 1990 organiza o Arraiá da Mãe Marlene, descreveu a homenagem como uma “grande alegria, satisfação e privilégio”. Aos 83 anos, ela afirma que enquanto estiver viva continuará se dedicando à organização da festa junina que realiza na rua Manoel Caetano, na Redinha, onde recebe diversos grupos de danças folclóricas como Boi de Reis e Pastoril. “Quando chega maio, ela já quer que a rua esteja enfeitada”, conta a filha de Mãe Marlene, Luciana Evangelista, que aproveitou para convidar a todos para o arraiá nos próximos dias 24 e 25, a partir das 18h.

Também participaram da sessão solene de entrega da Comenda, o presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Estado do Rio Grande do Norte (Liquajutern), Akalilson Bezerril, e o representante do Movimento LGBTQIA+ do Estado do Rio Grande do Norte, Sérgio Cabral.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo