Nesta terça-feira (04), a Câmara Municipal de Natal entregou Título de Cidadania Natalense à presidente da Associação dos Ópticos e Optometristas do Brasil, Aline Silva Carvalho Haack.
A proposição foi do vereador Milklei Leite, que apontou o compromisso e a liderança na promoção da saúde ocular no Brasil, exercidas a partir de Natal, para conceder a honraria à homenageada.
Aline Haack nasceu na capital da Bahia, mas escolheu Natal como lar e campo de atuação em saúde e educação. Ela acumula títulos e especializações como optometrista, professora, cirurgiã dentista e esteta. “Esse conjunto de
habilidades a coloca em uma posição privilegiada para contribuir significativamente com nossa comunidade. Aline Haack é amplamente reconhecida e alcançou uma posição de destaque, que a torna uma das principais defensoras do reconhecimento da Optometria em nosso país”, destaca o vereador Milklei.
Foi em 2015 que Aline Haack veio a Natal ministrar aulas de saúde visual para a primeira turma de Optometria da região. A partir de então, desempenhou papel
fundamental para a criação da primeira faculdade de Optometria de Natal, na Faculdade Fafiltec.
“Esse marco educacional abriu novas oportunidades para estudantes natalenses interessados em seguir carreiras na área da saúde ocular. E nos últimos oito anos, Ela tem levado programas de saúde visual e prevenção da cegueira evitável a escolas,
associações e instituições carentes na cidade”, acrescentou o propositor. “Se o Título de Cidadão Natalense é uma honraria reservada para indivíduos que demonstraram
compromisso excepcional com Natal e contribuem de maneira significativa
para crescimento e desenvolvimento da cidade, Aline Silva Carvalho Haack é indiscutivelmente merecedora dele”, concluiu.
Hoje, além da Fafiltec, a Cruzeiro do Sul também oferece graduação em Optometria em Natal. “O optometrista é o agente primário da visão, que tem como principal função a prevenção. É um profissional que está integrado à uma equipe multidisciplinar de saúde, atuando em UBS e consultórios”, explica a professora Aline Silva Carvalho Haack.
“Se identificar qualquer alteração patológica, o optometrista encaminhará o paciente a um agente secundário, não necessariamente o oftalmologista. Pode ser um endocrinologista, pode ser um cardiologista. O optometrista vai identificar a alteração sistêmica que comprometa a visão e encaminhar o paciente para o profissional competente da determinada situação”, continuou Haack, esclarecendo as dúvidas quanto ao possível choque de competências entre profissionais optometristas e oftalmologistas.
“Como agentes secundários, os oftalmologistas atuam dentro dos hospitais, nos tratamentos e propostas cirúrgicas; e os optometristas, como agentes primários, na prescrição de óculos e adaptação de lentes de contato”, finalizou ela.
Sobre a cidadania natalense, Haack confessou que esperou muito por ela. “É emocionante. Eu já me definia como soteropotiguar. Acreditava que esse título iria chegar um dia, porque quando a gente deseja algo, todo universo conspira a nosso favor. Sinto-me lisonjeada. Para mim é o reconhecimento de que meu trabalho realmente está sendo bem feito e de que estou atingindo o objetivo que é praticar empatia e cuidar do próximo”, definiu.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo