09/11/2018 Câmara Municipal discute reabertura do CEU Nordelândia

A Câmara Municipal de Natal (CMN) realizou uma audiência pública, na tarde desta sexta-feira (9), para discutir a situação do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Moacy Cirne, do Loteamento Nordelândia, no bairro Lagoa Azul.

O CEU de Nordelândia foi inaugurado em dezembro de 2015 e encontra-se fechado desde dezembro de 2017 devido a inúmeros problemas na sua estrutura, desde choque nas paredes até falta de bombeamento de água nos banheiros.

A proposição da audiência foi da vereadora Eudiane Macedo (PTC). Ela considerou o debate positivo porque reuniu diversas secretarias envolvidas com a atividades no Centro.

"O que nos motivou a realizar essa audiência foram as diversas queixas apresentadas pela população ao nosso gabinete. Infelizmente, a população não usufruiu muito desse equipamento, que é de extrema importância porque ocupa os jovens  e desperta talentos, por conta dos diversos problemas. É lamentável que um equipamento tão importante como aquele não esteja tendo a uso que deveria ter", disse.

O CEU ainda aguarda a contratação de uma empresas para fazer as obras de recuperação e reforma estrutural. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-estrutura (Semov), responsável pela contratação, não pode ser convidada. Contudo, forma convidadas as secretarias de Esporte e Lazer (SEL) e de Cultura (Funcarte).

A secretária de Esporte, Danielle Mafra, contou que existe um empenho conjunto das secretarias em reabrir o CEU e que o processo de licitação que vai definir a empresa responsável pela obra deve ser concluído ainda esse ano.

"A Prefeitura sabe da importância desse equipamento de grande complexidade, por isso a Prefeitura está imbuída em chegar a essa conclusão dessa obra. A Semov já nos adiantou que está com o processo de licitação em andamento e que espera que, até a primeira quinzena de dezembro, estejamos com essa empresa definida", contou.

O presidente da Funcarte, Dácio Galvão, contou que, mesmo com o fechamento do CEU, os serviços ofertados para população não foram descontinuados.

"É importante ressalvar que algumas atividades continuam por via de parceria, especialmente com a undação Fé e Alegria no tocante à Funcarte. Inclusive disponibilizei para a audiência pública todas as nossas ações de controle e de acompanhamento junto à Semov", pontuou.

O local conta com uma área de 3.000 metros quadrados que abriga uma estrutura com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground e, ainda, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Mesmo com toda essa estrutura, desde dezembro do ano passado que o prédio está fechado.

Texto: Marcius Valerius
Fotos: Verônica Macedo / Elpídio Júnior