• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Nossos Vereadores

Tércio TinocoUnião Brasil

NOME: Tércio Tinoco
E-MAIL: vereadortercio@cmnat.rn.gov.br

REDES SOCIAIS:

BIOGRAFIA

Tércio Tinôco é natalense, tem 35 anos, formado em administração e estreante na vida pública, tendo sido eleito o primeiro vereador cadeirante da Câmara Municipal de Natal.

Sua vida mudou aos 18 anos, quando ficou tetraplégico após bater a cabeça no fundo de uma piscina, ficando sem sinal de vida por 15 minutos.

Após o acidente, Tércio passou 12 dias na UTI e mais de 6 meses internado. Para se readaptar à vida, ele começou a praticar tênis de mesa e tornou-se paratleta. Em 2016, assumiu a presidência da SADEF (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN), que é referência no paradesporto nacional e internacional, cargo que ocupou por mais de 5 anos.

Durante sua gestão, a SADEF recebeu o Prêmio Brasil Mais Inclusão da Câmara dos Deputados como reconhecimento ao trabalho realizado em prol das pessoas com deficiência. Além disso, Tércio foi idealizador do Projeto Natal Praia Inclusiva, que oferece atividades esportivas e lazer, além de banho de mar assistido para pessoas com deficiência na praia de Ponta Negra.

Tércio liderou o movimento para garantir a derrubada do veto da isenção de IPVA para pessoas com deficiência em 2019, na Assembleia Legislativa, é o primeiro tetraplégico do estado a renovar sua habilitação e dirigir um veículo adaptado.

Tércio lutou pela realização de licitações para o fornecimento de próteses, órteses e cadeiras de rodas no Rio Grande do Norte. Para amenizar a espera de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, criou o projeto social permanente, Tampinha da Inclusão, onde firmou parceria com uma indústria de recicláveis e que coleta tampinhas plásticas para serem recicladas e trocadas por cadeiras de rodas (passeio ou banho). Cada cadeira de rodas ou de banho, equivale a cerca de 200kg de tampinhas coletadas. As cadeiras são adquiridas e destinadas aos beneficiários cadastrados e aptos ao recebimento.

Atualmente, Tércio Tinôco é filiado ao partido União Brasil.