Durante reunião nesta segunda-feira (28), os parlamentares que integram a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal destacaram a contratação de oito intérpretes de libras realizada pela Prefeitura de Natal. Com investimento de R$ 249 mil por ano, a iniciativa visa reforçar o trabalho da Central de Interpretação de Libras (CIL) da capital potiguar.
"Os intérpretes de Libras são responsáveis por facilitar a comunicação de maneira neutra, garantindo o acesso à informação para a pessoa surda que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais. Trata-se de uma reivindicação defendida pelo Legislativo natalense e movimentos sociais que, enfim, foi atendida pelo Executivo. Agora, vamos continuar lutando para ampliar cada vez mais a atuação da Central de Libras", pontuou a vereadora Júlia Arruda (PCdoB).
Na sequência, o colegiado também parabenizou o Governo do RN pela publicação no Diário Oficial do Estado do texto da simplificação do IPVA e ICMS para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
"Estamos felizes com mais esta boa notícia, que é fruto das proposições desta comissão. Portanto, parabéns à Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte por ouvir o nosso pleito", comemorou o presidente da Comissão, vereador Tércio Tinôco (PP). "Por outro lado, continuaremos cobrando do Governo do Estado a isenção de IPVA para pessoas com deficiência que possuem carros SUVs", concluiu.
Também estiveram presentes no encontro, a vereadora Divaneide Basílio (PT) e os vereadores Robson Carvalho (PDT) e Herbeth Sena (PL).
Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior