01/12/2022 Câmara Municipal entrega título de Cidadã Natalense à campeã paraolímpica

Nesta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Natal entregou Título de Cidadã Natalense à paratleta potiguar Terezinha Mulato dos Santos, concedido por Projeto de Decreto Legislativo de proposição do vereador Tércio Tinoco (União Brasil).

“Terezinha Mulato representa muito para nossa capital. Ela foi a primeira mulher a levantar peso como paratleta brasileira, participou de duas paraolimpíadas, é dona de recordes paraolímpicos e ex-presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN (Sadef/RN)”, justificou Tércio Tinoco, sobre a honraria proposta para reconhecer os muitos feitos da homenageada, que é uma das maiores atletas do paradesporto brasileiro há 25 anos.

Terezinha Mulato nasceu em Nova Cruz/RN e aos três anos de idade teve  poliomielite, o que a deixou dependente de cadeira de rodas para se locomover. Mudou-se para Natal aos 16 anos, em 1987, e aqui começou no esporte através da natação. Logo depois migrou para o halterofilismo, modalidade na qual alcançou grandes feitos.

Em 1997, ela participou do Campeonato Mundial de Halterofilismo, na Inglaterra, onde conquistou medalha de ouro. Em 1999, no Campeonato Mundial de Halterofilismo, na Nova
Zelândia, ganhou a medalha de prata. Em 2000, esteve nas primeiras Paralímpiadas, em Sidney, Austrália, onde alcançou a 8ª colocação geral. Depois, vieram muitos outros Campeonatos e Parapanamericanos, até ser convocada para participar das Paralimpíadas do Rio 2016. Participou ainda de mais cinco edições de jogos parapanamericanos, conquistando a medalha de ouro na edição de Mar Del Plata 2003.

“Terezinha Mulato foi campeã brasileira absoluta de Halterofilismo Paralímpico. Desta forma, é justo homenagear tão ilustre personalidade, pelo tanto que nos representou”, defendeu a atual presidente da Sadef RN, Rildene Fonseca.

“Construí minha história em Natal. Não tenho palavras para agradecer esse reconhecimento. Agora vou representar minha capital com ainda mais orgulho”, festejou a homenageada.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo