30/03/2023 Frente Parlamentar levanta desafios do empreendedorismo jovem

Com o tema "O empreendedorismo na vida dos adolescentes e jovens", a Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal de Natal debateu, nesta quinta-feira (30), os desafios e perspectivas do empreendedorismo jovem e a necessidade de desenvolver uma cultura empreendedora a partir das escolas.

"Trouxemos entidades, secretarias e exemplos que despertam o senso empreendedor na juventude. Foi uma experiência interessante com a participação dos próprios jovens. Estamos, inclusive, recebendo sugestões a partir desse debate que poderão se transformar em projetos de lei para impulsionar o empreendedorismo", disse a vereadora Júlia Arruda (PCdoB), presidente da Frente.

Ela relembrou que mais de 8 milhões dos empreendedores no país são jovens entre 18 e 24 anos. São informações de estudos do Sebrae realizados em 2019. A analista técnica da entidade, Ceiça Moreno, destacou que é preciso trabalhar o desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos, desde o ensino fundamental. "São competências que possibilitem ao estudante projetar sua vida no futuro e o caminho que deve trilhar, a partir do (ensino) fundamental 1. O maior desafio do empreendedor para alcançar bons e melhores resultados é planejar o negócio para seus clientes, a fim de cumprir seu propósito", declarou a representante do Sebrae/RN.

As dificuldades para o jovem empreender também se refletem naqueles que estão na graduação, por isso, a importância de iniciativas que os capacite para ingressar no mundo dos negócios. Uma das iniciativas para tanto é o Movimento Empresa Júnior que está presente em oito instituições no estado, beneficiando 1.200 universitários. "O propósito é levar empreendedorismo para dentro das universidades com foco em desenvolver empresários em todas as áreas de uma empresa e dentro do setor que está se formando", explicou a coordenadora de negócios do Movimento no RN, Daniely Bezerra.

Fotos: Francisco de Assis

Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do adolescente 30/03/2023