01/08/2023 Projeto que leva a Câmara às escolas é aprovado na Comissão de Educação

Dentre 21 matérias aprovadas nesta terça-feira (1°), a Comissão de Educação da Câmara Municipal deu parecer favorável ao Projeto de Resolução n° 18/2022, que institui no âmbito da Câmara Municipal de Natal, o programa “A Câmara vai à Escola”.

A proposta é de autoria do vereador Robério Paulino (PSOL), presidente da comissão, e poderá ser implantada a partir da adesão das escolas, abrangendo o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, tanto nas instituições públicas quanto privadas. "Queremos fazer com que os alunos conheçam mais sobre o trabalho da Câmara fazendo-a se aproximar da população, visitando as escolas e também ouvindo as demandas da comunidade escolar", explicou o autor.

Além desse projeto, os vereadores da comissão também aprovaram o PL n° 584/2022, do vereador Kleber Fernandes (PSDB), que dispõe sobre a proteção integral aos direitos do estudante atleta, visando valorizar e beneficiar aqueles de alto rendimento. "É fundamental desenvolver essa política que une educação e esporte e, por isso, apresentamos emendas no sentido de não só garantir os equipamentos para esses atletas, mas também os profissionais específicos de cada esporte para garantir o treinamento de excelência", explicou o vereador Daniel Valença (PT), relator do texto.

Ainda sobre esportes, o Projeto de Lei 182/2022, da vereadora Brisa Bracchi (PT), cria o Dia Municipal da Atleta Natalense, a ser celebrado, anualmente, no dia 25 de abril. "É uma forma de valorizar as mulheres, mostrando que podem estar onde quiserem, principalmente no esporte, nesse momento que temos o futebol feminino em evidência", enfatizou a vereadora Júlia Arruda (PCdoB), relatora da matéria.

Foto: Ingryd Silva