10/05/2024 Solenidade na Câmara Municipal de Natal homenageia Casa do Menor Trabalhador

Por proposição do vereador Robson Carvalho (União Brasil), a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quinta-feira (09), uma sessão solene em homenagem à Casa do Menor Trabalhador, que desenvolve um trabalho social focado na educação com formação profissional para jovens e formação cidadã para crianças e adolescentes, especialmente os mais carentes. Na ocasião, o plenário do Legislativo foi tomado por profissionais, amigos e admiradores da instituição.

Fundada pela Irmã Lúcia Montenegro, em 1987, com apoio de Dom Eugênio Sales e inspirada pela mística da Pastoral do Menor, a Casa, localizada no bairro do Alecrim, iniciou sua trajetória ofertando educação para crianças em situação de vulnerabilidade social e hoje também fornece cursos de formação profissional para jovens. Ao todo, são 240 crianças atendidas em tempo integral e milhares de jovens beneficiados através dos cursos e das empresas parceiras do projeto.

"A instituição forma novos profissionais para o turismo, hotelaria, mídias sociais, administração etc., dando independência financeira e conhecimento para que eles possam andar com as próprias pernas. De fato, é uma política efetiva de qualificação e inserção da juventude no trabalho, tirando da vulnerabilidade e realizando sonhos de muitas famílias. Além disso, acolhe crianças com amor e carinho. Por este motivo, tenho orgulho de ser parceiro da Casa do Menor Trabalhador desde 2017. Justa homenagem para uma instituição de credibilidade, que impacta de forma positiva a vida das pessoas", declarou o vereador Robson Carvalho.

O deputado federal Paulinho Freire também participou da solenidade. "Trata-se de um trabalho maravilhoso que vale a pena demais apoiar, inclusive o nosso mandato é parceiro porque acreditamos na missão da Casa que é transformar realidades sociais por meio da educação e do trabalho. Dito isso, acredito que esta seja uma das grandes homenagens que este parlamento já concedeu".

Saulo Spinelly, secretário adjunto do Trabalho e Assistência Social de Natal, disse que a entidade forma cidadãos de bem. "Não é uma mera unidade de qualificação profissional. É um espaço de acolhimento, sendo a segunda família dos alunos. Lá se restaura vidas. Tenho um carinho imenso por este trabalho e a Câmara Municipal acerta ao render homenagens a quem faz realmente a diferença, formando jovens que são o futuro e o presente da nossa cidade".

Em seu discurso, a diretora da Casa do Menor Trabalhador, Irmã Márcia Santos, agradeceu a honraria do Legislativo natalense. "Prestes a completar 37 anos de serviços, recebemos essa linda manifestação de apreço e reconhecimento. Todos que fazem parte dessa história são merecedores. Afinal, são mais de 10 mil jovens inseridos no mercado de trabalho. Aproveito a oportunidade para reverenciar a memória da Irmã Lúcia, que plantou a semente. A ela dedico este momento. Sempre lembrando que nada acontece para nossa glória. Tudo é para glória do Pai", finalizou.

Fotos: Verônica Macedo

Homenagem a casa do menor Trabalhador 09/05/24