24/08/2023 Frente Parlamentar debate escola dos sonhos com movimentos estudantis de Natal

A Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, da Câmara Municipal de Natal, promoveu na manhã desta quinta-feira (24) uma reunião, de proposição da vereadora Júlia Arruda (PCdoB), com o tema: “Organizar e Construir: por uma escola do tamanho dos nossos sonhos”.

O encontro contou com a participação de alguns movimentos estudantis da capital potiguar visando dar voz e ouvir quais são as demandas dos estudantes na construção dessa escola dos sonhos.

"A Frente Parlamentar tem como finalidade toda essa rede de proteção pelos direitos das crianças, adolescentes e a juventude. Temos esse fórum há 17 anos interruptos aqui na Câmara e tenho a oportunidade, por alguns anos, de estar à frente. Hoje, pela simbologia desse mês de agosto em que evidenciamos o Dia do Estudante, temos a oportunidade de mostrar a potência dos movimentos e trazer esses alunos para o verdadeiro protagonismo nesse debate. São eles que vão poder dizer como será essa escola dos nossos sonhos. A ideia aqui, é dá oportunidade para as representações estudantis. É através desse movimento legitimo que a gente espera que saiam as demandas. A gente sabe da importância dos grêmios na administração escolar", falou Júlia.

Para o estudante Marcelo Oliveira, representante da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), de 17 anos, é muito importante que as escolas tenham seus grêmios organizados e que as entidades possam estar acessando as escolas para ter contato com os gremistas e saber quais são as pautas dos estudantes. O estudante também comemorou a iniciativa do mandato da vereadora Julia de instituir o dia municipal do Grêmio estudantil.

"Apesar de nós termos o direcionamento da gestão democrática para que esse grêmio tenha autonomia e legitimidade, a gente sabe que nem tudo consegue ser perfeito. Então, ter um espaço como esse, um dia para lembrar e para fomentar o movimento estudantil é um avanço gigantesco e nós só temos agradecimentos a fazer tanto ao mandato de Júlia, quanto a todos os estudantes que puderam participar dessa elaboração e agradecer por todo o espaço que temos recebido," falou.

A reunião também debateu as dúvidas da implementação do novo ensino médio e as diferentes políticas adotadas em cada estado, o que foi encarado como prejuízos para os estudantes em função da junção de componentes curriculares em área de conhecimento.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis

Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente “Organizar e Construir“24/08/2023