09/01/2017 Presidente da Câmara prestigia posse de novos dirigentes do TJRN

Na noite desta quinta-feira (05), o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (PDT), acompanhou a posse da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte para o biênio 2017-2018. Assumiu a presidência do Judiciário no estado o desembargador Expedito Ferreira de Souza, como vice o desembargador Gilson Barbosa e como corregedora geral da Justiça, a desembargadora Maria Zeneide Bezerra.

O espaço reservado para a posse ficou pequeno para tantas autoridades, servidores, amigos e familiares dos desembargadores que compareceram ao evento. Entre as personalidades que compuseram a mesa de honra da solenidade estavam o então presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos, o ministro Marcelo Navarro, do Superior Tribunal de Justiça (STF), o presidente da Seccional Potiguar da OAB, Paulo Coutinho, o governador do Estado, Robinson Faria, e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

Representando o Legislativo natalense, o presidente Raniere Barbosa destacou que as duas instituições compartilham valores humanos, ideais democráticos e objetivos de desenvolvimento. "Trata-se de uma relação institucional muito importante para a sociedade. A meta é estreitar nossos laços com o TJRN e aprofundar parcerias, que se ramificam em diversas frentes, com ganhos mútuos", ressaltou.

"A renovação é salutar e necessária para a justiça do Rio Grande do Norte. Tenho certeza que o Dr. Cláudio Santos fez um bom trabalho à frente da presidência do Tribunal de Justiça, e que o Dr. Expedito Ferreira vai continuar a luta pelo fortalecimento do Judiciário e harmonia dos poderes", disse o parlamentar, saudando a nova mesa diretora.

O novo presidente do Tribunal de Justiça do RN chega ao mais alto cargo da magistratura potiguar elegendo como maior desafio o de enfrentar a crescente demanda processual, com apoio de magistrados e servidores, observando a estimativa de que mais de 300 mil processos devem entrar na Justiça Estadual a partir deste ano. "Iremos valorizar os servidores e juízes. Precisamos estar unidos para os próximos embates", afirmou Expedito Ferreira.

Em seu discurso, ele falou sobre a criação de comissões temporárias para avaliar a estrutura do Tribunal afim de otimizar os recursos humanos. "Estamos focados na elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, além da data-base dos funcionários. Tudo isso com o máximo de transparência e constante diálogo".

Por sua vez, o desembargador Cláudio Santos, que presidiu a Mesa Diretora do TJRN no último biênio, fez um breve balanço da sua atuação administrativa, citando os avanços alcançados durante a gestão. "A sociedade daqui pra frente vai cobrar uma postura de austeridade e economia. Enfrentamos dificuldades porque nenhuma instituição está a margem do cenário de penúria econômica no qual o Brasil se encontra. Mas provamos ser possível fazer mais justiça com menos", concluiu.