22/09/2021 Em solenidade, Câmara celebra aniversários de fundação dos campi do IFRN

Para celebrar os aniversários de fundação dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na capital potiguar, a Câmara Municipal de Natal realizou nesta terça-feira (21) uma sessão solene em celebração aos 112 anos do IF Central, os 15 do IFZN e os 12 do IF Cidade Alta. Proposta pela vereadora Brisa Bracchi (PT), a solenidade reuniu professores, servidores, alunos e ex-alunos da instituição.

Ao fazer uso da palavra, a vereadora Brisa Bracchi recordou a trajetória do IFRN. "Falar da história do Instituto Federal é contar um pouco da história da nossa cidade. Começou em 1914, quando ainda era Escolas de Aprendizes Artífices. De lá para cá, já foi Liceu Industrial de Natal, Escola Industrial, Escola Técnica Federal (ETFRN), Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) e, desde 2009 são campi do IFRN", disse a parlamentar, que é ex-aluna da escola.

"O Instituto é uma oportunidade que transforma vidas e comigo não foi diferente. Foi através dele que vim morar na capital do estado, longe dos meus pais, mas perto de quem hoje me acompanha. Mediou meu encontro com o movimento estudantil e com o movimento feminista. Passei a me enxergar enquanto ser político, um processo que não aconteceu apenas na minha vida, mas também com muita gente que admiro e tive a chance de caminhar junto", completou.

Presente na sessão solene, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, ressaltou a contribuição da escola na preparação dos jovens para o futuro. "Trata-se de um espaço que desenvolve um ensino de excelência e que merece o aplauso de toda sociedade. Aproveito para parabenizar a Câmara Municipal por esta iniciativa. Por coincidência, essa semana marca o centenário do célebre educador Paulo Freire, que nos ensinou que a educação liberta".

De acordo com o reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho, a homenagem do Legislativo natalense mostra para a sociedade potiguar a importância de uma instituição centenária presente em vários municípios potiguares. "São gerações de alunos que tiveram os destinos moldados pela educação de qualidade oferecida pelo instituto. Inclusive, alguns parlamentares desta Casa são nossos ex-alunos, como a vereadora Brisa Bracchi e os vereadores Pedro Gorki e Robério Paulino".

Nadja Maria de Lima Costa, professora do Campus Natal-Central, destacou a valorização dada na homenagem aos servidores do IFRN. "Representa o reconhecimento de que as instituições não são feitas apenas por paredes, mas também por pessoas que trabalham e se dedicam todos os dias para produzir uma educação de alto nível para os filhos da classe trabalhadora. Além disso, constitui um momento de defender diante do povo natalense os serviços públicos", concluiu Nadja, que também é coordenadora do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - SINASEFE Seção Natal.

Fotos: Verônica Macedo