• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

19/04/2023 Frente Parlamentar em Defesa da Criança debate o bullying e suas consequências

Em mais uma edição do Projeto Escola na Frente, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal debateu, nesta quarta-feira (19), o bullying e suas consequências na Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, zona Norte. Diante de cerca de 150 alunos, o tema foi discutido por profissionais da rede de apoio à infância, como psicólogos e assistentes sociais. 

A presidente da Frente Parlamentar, vereadora Júlia Arruda (PCdoB), disse que o momento que a sociedade brasileira vive torna urgente o diálogo com a juventude sobre assuntos que fazem parte do ambiente escolar. "Precisamos reunir a comunidade escolar, Poder Público e toda rede de apoio para enfrentarmos juntos os desafio de construir uma cultura de paz nos estabelecimentos de ensino da nossa cidade". 

De acordo com a diretora pedagógica, Luciana Barbosa, a iniciativa do Legislativo natalense aproxima os poderes públicos da juventude. "Trata-se de promover cidadania, senso de coletividade e consciência política. Os alunos passam a interferir nas decisões dos seus representantes por meio do debate, sugestões, críticas e ideias", afirmou. "A constatação de que a escola, de fundamental importância na vida das pessoas, tem sido palco de bullying, ressalta a relevância de combatê-lo para garantir um cotidiano escolar saudável", completou.

Sara Ryoko, aluna do 8° ano, disse que gostou de participar do debate. "Foi muito bom porque tivemos a oportunidade de conhecer as experiências de estudantes que sofrem com o bullying e aprender com especialistas no assunto. Espero que outras chances como essa aconteçam em nossa escola".

Através de parcerias com as instituições que fazem parte da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, a Frente promove aulas diferentes, com a participação de especialistas em Educação, com foco em alguma problemática indicada pelo corpo pedagógico e que faça parte do contexto da comunidade escolar. O trabalho infantil, a violência sexual, a gravidez precoce, a depressão na adolescência, as drogas, os valores e o respeito ao próximo, por exemplo, já foram temas do projeto.


Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior

Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente - ESCOLA NA FRENTE 19.04.2023