28/09/2018 Instituições avaliam desempenho da campanha Setembro Dourado 2018

O Setembro Dourado tem como objetivo alertar a população para a prevenção e diagnóstico precoce da doença em crianças e adolescentes. Neste sentido, a Câmara Municipal de Natal, por iniciativa da vereadora Júlia Arruda (PDT), realizou nesta quinta-feira (28) uma audiência pública para avaliar o desempenho da campanha em 2018, promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc).

Para a vereadora Júlia Arruda não tem nada pior para uma mãe ou um pai do que descobrir que o filho tem um câncer. "A doença é desafiadora e traz sequelas não só físicas para a criança ou adolescente, podendo levar à morte, como também consequências emocionais para toda a família. É por isso que todos os anos, no mês de setembro, acontece a campanha de luta contra o câncer infantojuvenil, estabelecida via projeto de lei do nosso mandato, sendo Natal a primeira capital do Brasil a promover o Setembro Dourado. Em tempo: este ano as ações foram ampliadas; já estamos trabalhando para fazer ainda mais no próximo setembro".

De acordo com a presidente e voluntária do GACC, Francineide Damasceno, a família deve ficar atenta a sinais e sintomas que podem ser confundidos com outras doenças comuns à infância, por isso, o cuidado deve ser reforçado. "Atenção para características como palidez progressiva, dor óssea, nas articulações, inchaço que provocam dificuldades de andar, manchas roxas ou sangramentos em locais que não são de traumas - principalmente nos membros inferiores e superiores, febre prolongada que deixa a criança em condições apáticas", elencou.

Apesar de raro em crianças, o câncer é a principal causa de morte de pessoas com até 15 anos de idade. A boa notícia é que crianças são mais resistentes à doença que os adultos. Leucemia Linfocítica (ou linfoide) Aguda é o câncer mais comum na infância e representa 30% do total de casos.

Em seu discurso, Daniella Paiva, vice-presidente da Casa Durval Paiva, avaliou de forma positiva a campanha Setembro Dourado 2018. "Precisamos lutar contra o câncer e mudar a atual realidade. Existe um gargalo no Brasil, mas estamos avançando. O país precisa ter mais cuidado com as nossas crianças e adolescentes. É um trabalho incessante e muito difícil. O Legislativo natalense, através da vereadora Júlia Arruda, constitui uma força política pioneira neste processo".

Agenda

Na reta final da Campanha Setembro Dourado, acontece neste sábado, 29/09, o encerramento da Campanha Setembro Dourado, a partir das 9h, na Cidade da Criança, com palestra sobre qualidade de vida, alongamento, caminhada e distribuição de panfletos sobre os principais sinais do câncer na criança e no adolescente e laços dourados. A entrada custa um real.

Fotos: Elpídio Júnior