26/02/2019 Servidores recebem capacitação para o sistema de processos legislativos

A Câmara Municipal de Natal capacitou nesta manhã (26) um grupo de servidores para utilização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL, que permite a inserção de toda a produção legislativa dos vereadores, permitindo a qualquer cidadão consultar e acompanhar a tramitação de projetos e de outras matérias no site da instituição.

O curso, ministrado pelo assessor técnico legislativo, Floriano Santos, teve a finalidade de facilitar a utilização do sistema por servidores da Casa, especialmente os que chegaram recentemente, como Marcelange Brito, que está trabalhando no gabinete da nova vereadora Divaneide Basílio (PT). "Conhecemos o passo a passo  de como inserir no sistema as matérias da vereadora. Esclarecemos nossas dúvidas e aos poucos estamos nos familiarizando com o sistema", diz a servidora.

Entre as principais funções do SAPL está a elaboração de proposições, protocolo e tramitação das matérias legislativas, auxílio na organização das sessões plenárias, manutenção da base de leis e consultas às informações sobre Mesa Diretora, comissões parlamentares, Ordem do Dia, votações e frequência parlamentar. "O SAPL já está sendo utilizado desde outubro passado e é alimentado pelas equipes, reforçando a transparência da Casa. Com isso, o cidadão tem acesso pela internet a todos esses dados e pode acompanhar a tramitação dos projetos de seu interesse apenas fazendo a busca no sistema que está no site da Câmara", explica Floriano Santos.

Para consultar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL basta acessar no site da Câmara (www.cmnat.rn.gov.br) o link SAPL-Interlegis (https://sapl.natal.rn.leg.br) e preencher campos de busca para encontrar as matérias desejadas.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso