• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

16/04/2019 Audiência Pública discute situação da Área de Lazer do Panatis

Através de uma audiência Pública, proposta pelo vereador Ney Lopes Júnior (PSD), moradores e órgãos públicos municipais debateram, nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Natal, a situação da área de lazer do Conjunto Panatis, zona Norte de Natal. “Nós estamos aqui com o intuito de propor medidas práticas e objetivas para a recuperação da área de lazer do Panatis que é uma área importante para os moradores de toda a zona Norte de Natal. Um espaço amplo para atividades culturais, de lazer, inclusão social e outras ações”, disse Ney Lopes Júnior. 

De acordo com Margarida Trindade, presidente da Associação dos Idosos do Panatis, a falta de segurança e de infraestrutura são os pontos mais urgentes. “Há alguns anos a população frequentava mais, caminhava mais na área de lazer, porém nos dias de hoje existe uma facção criminosa comercializando produtos nas imediações, por isso, os portões da área não podem ser fechados porque antes tinha os horários de abrir e fechar, dando mais segurança para a comunidade caminhar”, explicou Margarida. A presidente da Associação dos Idosos acrescentou que os “passeios” para caminhadas estão deteriorados e as salas onde funcionavam as aulas de música e esporte estão fechadas. “Não temos mais cursos, há 12 salas, mas não são mais realizados cursos, a coordenadora do espaço frequenta, mas vai embora cedo porque fica com medo por não ter segurança”, concluiu Margarida.

Segundo a secretária Municipal de Esporte e Lazer (SEL), Danielle Mafra, a Prefeitura de Natal está se mobilizando na elaboração de um plano de gestão para a recuperação da área de lazer do Panatis. “O Prefeito Álvaro Dias está empenhado em resolver a situação do espaço, ele esteve no local, e acionou uma equipe intersetorial para analisar o que se tem de recursos da Prefeitura para atender emergencialmente as demandas da área e ter um plano de gestão e manutenção de médio e longo prazo”, afirmou Danielle.  

O secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (SEMOV), Tomaz Neto, informou que o valor estimado para reforma e recuperação do espaço de lazer do Panatis é de aproximadamente dois milhões e meio de reais. “A Prefeitura não pode arcar com todo esse valor sozinha, por isso, nós precisamos da parceria com a bancada federal do Rio Grande do Norte, os deputados podem destinar certo valor para as obras da área de lazer. Se a bancada federal não destinar os recursos nós vamos em busca deles no Ministério do Turismo ou Ministério de Desenvolvimento Regional”, disse o titular da pasta da SEMOV. 

 

Texto: Karol Fernandes
Fotos: Marcelo Barroso