16/04/2019 Vereadores aprovam projetos que beneficiam saúde da população

A Câmara Municipal aprovou na tarde desta terça-feira (16), dois projetos de lei que priorizam os atendimentos em saúde das mulheres, crianças e adolescentes da nossa cidade. De autoria do vereador Chagas Catarino (PDT), o Projeto de Lei Nº 101/2018, institui a Campanha “Coração de Mulher” na rede básica de saúde da capital. O objetivo da ação é transformar o dia 29 de setembro em um dia voltado especialmente para atender à saúde das mulheres das comunidades com atividades educativas, ações preventivas em saúde e atendimentos médicos especializados na rede municipal. “A gente sabe da dificuldade da mulher ter um dia especial para fazer um exame de rotina e o dia 29 de setembro, que é a o dia mundial do coração, foi escolhido como a data que vai garantir principalmente as mulheres das comunidades, as donas de casa, a oportunidade de realizar um acompanhamento médico e preventivo”, ressaltou o vereador Chagas Catarino.

De autoria do vereador Bispo Francisco de Assis (PRB), a Câmara aprovou o Projeto de Lei Nº178/2018, que garante que a Prefeitura do Natal doe gratuitamente aos alunos regularmente matriculados no ensino fundamental do município, aparelhos auditivos. De acordo com o vereador propositor da Lei, o objetivo é garantir que as crianças mais carentes que possuem problemas auditivos tenham a chance de poder ouvir, garantindo assim mais saúde e também melhorias no rendimento escolar. “A gente sabe que muitas crianças possuem dificuldade de ouvir na escola e elas não vão possuir um bom desempenho. Tendo em vista que o valor de um aparelho auditivo pode custar até 15 mil reais, eu criei esse projeto para que a Prefeitura se responsabilize e as crianças tenham esse direito. Uma questão de saúde e de educação”, disse o Bispo Francisco de Assis.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Durante a Sessão Ordinária também ficou definido que na próxima terça-feira (23), às 09 horas da manhã, a Câmara Municipal irá promover uma Audiência Pública para tratar da situação dos transportes opcionais da capital. A iniciativa foi do vereador Raniere Barbosa (AVANTE) e foi acatada pela Mesa Diretora da Câmara.

Texto: Kehrle Junior

Fotos: Elpídio Junior