17/04/2019 Em solenidade marcada por emoções, Câmara celebra Dia do Artesão

Foi ao som da voz do cantor Júnior Sanfoneiro que começou a sessão solene em homenagem ao Dia do Artesão na Câmara Municipal de Natal, nesta terça-feira (16). proposta pelo vereador Ney Lopes Júnior (PSD), a solenidade colocou em destaque personalidades, grupos artísticos e instituições que se destacaram por suas contribuições ao artesanato de Natal e do Rio Grande do Norte.

Números da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Sethas) apontam para mais de 10 mil artesãos cadastrados no RN. O artesanato gera emprego e renda, além de oferecer a chance de divulgação da cultura do potiguar para o país e o mundo. O setor movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano no Brasil, beneficiando mais de 8,5 milhões de pessoas envolvidas com a atividade, sendo que quase metade da produção está no Nordeste, com aproximadamente 3,5 milhões de pessoas atuando na região.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Ney Lopes Júnior disse que começou a se interessar pelo artesanato ainda na infância. "Meu pai, Ney Lopes de Souza, em sua vida política realizou muitas viagens. E nesses percursos criou o hábito de trazer para casa uma peça artesanal de cada local que conhecia. Minha mãe, que sempre gostou dos trabalhos manuais, incentivava a prática. Eles me mostraram que através dessa arte nós podemos conhecer a cultura dos povos", recordou ele.

"Sou criador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Artesão. A iniciativa realiza reuniões com os profissionais e tem o objetivo de debater temas de interesse público ligado ao artesanato. Através da Frente os artesãos possuem um espaço para expor seus problemas e buscar soluções. Também sou autor da lei municipal n° 6865, que reserva 20% dos espaços em feiras públicas e privadas para profissionais  cadastrados na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas)", pontuou Ney.

Presente na solenidade, Íris de Oliveira, titular da Sethas, falou sobre a importância dos artesãos para o RN. "Eles são parte da memória do nosso povo. Trata-se de uma atividade que consegue unir as pessoas, haja vista que materializa as tradições com amor, dedicação e criatividade. Tem, inclusive, o significado econômico para a sociedade; aliás, valorizar o artesanato não é um investimento apenas na cultura, mas também na economia. Acredito que avançamos na questão do reconhecimento dos artesãos como profissionais. Todavia, precisamos criar novos espaços de comercialização para que o setor possa contribuir mais para o desenvolvimento do estado".

Entre as personalidades agraciadas com diploma meritório estava Salmira Torres, artesã desde os oito anos. "O artesão desenvolve sua arte como São José desenvolveu a dele; era um carpinteiro, fazia trabalhos manuais, transmitindo o ofício para o seu filho adotivo, Jesus Cristo", ressaltou. "Quero agradecer ao Parlamento Municipal por tanto carinho e apreço. Muito obrigada!", comemorou.

Cidadania Natalense

Durante a cerimônia, a Câmara Municipal através do vereador Ney Lopes Jr. concedeu o Título de Cidadão Natalense para a educadora, artista plástica, artesã e coreógrafa Maria das Graças Moraes Cardoso Pereira Leal. Coordenadora do PROARTE, Graça Leal trabalha com mulheres e homens na perspectiva de construir um fazer coletivo onde todas e todos sejam protagonistas do fazer artesanal no estado, levando em conta suas tradições e conhecimentos.

"Uma paraense que escolheu a capital potiguar para viver. Aqui ela criou o Coletivo das Dez Mulheres em busca de Políticas Públicas para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social na Vila de Ponta Negra; coordenou e organizou colaborativamente a Feira "Feito na Vila", e hoje essas mulheres se preparam para gerir a primeira loja colaborativa da comunidade. Enfim, diante de tantas realizações vindas dela a cidadania natalense é uma distinção mais do que merecida", afirmou o parlamentar.

"Amo essa terra, amo esse povo, amo esse mar. Desde que cheguei aqui eu tive a certeza que não sairia mais; a cidade me acolheu e isso me cativou. Metade da minha vida foi vivida neste chão. Sempre admirei a força dos natalenses; são como a "xanana", linda flor matinal típica da flora potiguar, que resiste mesmo quando pisoteada, arrancada e ferida", finalizou Graça Leal.

Fotos: Verônica Macedo